Recorde as incidências da partida
Esta reedição da última final olímpica tornou-se rapidamente vantajosa para a "Team USA", que lidera o Grupo A, considerado o mais difícil do torneio, juntamente com a campeã europeia Bélgica, que foi surpreendida pela Alemanha no início do dia.
No último jogo do dia, as americanas mostraram o seu domínio no interior graças a A'ja Wilson (24 pontos, 13 ressaltos, 4 blocos) e Breanna Stewart (22 pontos, 8 ressaltos, 3 blocos), ambas duas vezes eleitas MVP do campeonato norte-americano (WNBA).
Num confronto de estilos, as japonesas só conseguiram competir no espaço de um quarto com a sua velocidade e tiro exterior. Maki Takada (24 pontos) deu o seu melhor.
O jogo foi também uma oportunidade para Diana Taurasi (42) tornar-se a primeira jogadora de basquetebol da história a participar em seis edições dos Jogos Olímpicos, dois dias depois do espanhol Rudy Fernández (39) no torneio masculino.
A armadora pode acrescentar mais um recorde ao seu palmarés: se vencer, tornar-se-á a única jogadora de basquetebol a ganhar seis medalhas de ouro olímpicas.
Os Estados Unidos, vencedores dos últimos sete Jogos Olímpicos, estão no bom caminho.