Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: França apoia-se em Wembanyama para vencer o Brasil na estreia olímpica (78-66)

Victor Wembanyama foi o homem do jogo contra o Brasil
Victor Wembanyama foi o homem do jogo contra o BrasilAFP
A França começou os Jogos Olímpicos da melhor forma possível, com uma vitória por 78-66 sobre o Brasil no jogo de abertura, disputado no Stade Pierre-Mauroy, em Lille.

Recorde aqui as incidências do encontro

Dominados em todas as áreas no primeiro quarto, os franceses dançaram o samba na defesa e tiveram dificuldades no ataque. Foi um cenário de pesadelo para os comandados de Vincent Collet, os Bleus não conseguiam jogar como uma equipa no meio-campo adversário, bem protegido pelos brasileiros, que os empurravam constantemente para o fundo do campo.

O Brasil aumentou a vantagem para 12 pontos, tirando partido de uma equipa francesa totalmente apática nos primeiros 10 minutos. Mas os anfitriões foram acordados por um jogador muito especial que era aguardado com muita expectativa em Lille: Victor Wembanyama.

O poste dos San Antonio Spurs decidiu fazer justiça pelas suas próprias mãos. Bloqueios, layups, fadeaways, triplos... Wemby fez uma série de lançamentos de dois pontos decisivos (5/6 no intervalo), permitindo que sua equipa alcançasse gradualmente os brasileiros. E valeu a pena! Os Bleus passaram de 12 de desvantagem para uma vantagem de 3 em 10 minutos, graças a um triplo crucial - e oportuno - de Evan Fournier antes do intervalo.

Para voltar ao caminho certo, a França também reanimou a sua defesa, limitando o Brasil a apenas 13 pontos no segundo quarto e conseguindo muito mais ressaltos defensivos. Faltavam os outros jogadores aparecerem para abrir uma grande vantagem. Batum, Gobert e Ntilikina marcaram 11 pontos cada no início da segunda parte, o que deu uma vantagem considerável (+9) quando faltavam 4:25 para o fim do terceiro quarto.

Foi este o momento escolhido pelos brasileiros para pedir um desconto de tempo, o momento perfeito para os homens de Collet recuperarem o fôlego. O jogo do Brasil estava muito menos polido do que no início e o cansaço fazia-se sentir. Os franceses aproveitaram a crescente falta de jeito dos adversários para ganhar mais bolas e mais ressaltos.

A França liderava por 12 pontos antes do início do quarto período e voltou a contar com a sua estrela para manter a vantagem - apesar de um susto a meio do período. Os Bleus acabaram por vencer na estreia olímpica por 78-66, muito graças ao contributo de Wemby, que terminou o jogo com 19 pontos, 9 ressaltos, 4 roubos de bola e 3 bloqueios.