Mais

Morreu Marco Bonamico, lenda do basquetebol italiano e símbolo do Virtus Bolonha

Marco Bonamico, campeão europeu com a seleção nacional italiana
Marco Bonamico, campeão europeu com a seleção nacional italiana@serieA_amarcord

Campeão europeu em 1983 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Moscovo, foi um dos primeiros especialistas em lançamentos de três pontos. Depois de se reformar, foi comentador da RAI e presidente da Legadue.

Marco Bonamico, um dos protagonistas absolutos do basquetebol italiano dos anos 70 e 80, que fez parte da equipa nacional de Sandro Gamba que conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 e o título europeu em Nantes em 1983, morreu aos 68 anos no Hospital Bellaria de Bolonha, onde estava internado há algum tempo.

Nascido em Génova, apelidado de "fuzileiro", Marco Bonamico ligou a sua carreira sobretudo ao Virtus Bolonha, onde jogou durante muitas épocas, tendo mesmo conquistado dois campeonatos. Quando a regra dos lançamentos de três pontos foi introduzida, em meados da década de 1980, foi um dos primeiros a tirar partido desta arma, revelando-se muito preciso nos lançamentos de longa distância.

No final da sua longa carreira de jogador (vestiu também as camisolas de Fortitudo, Siena, Milão, Forlì e Udine), permaneceu no mundo do basquetebol e foi durante anos comentador técnico nas redes da RAI. Foi também presidente da Legadue.