Basquetebol: Chus Bueno é o novo CEO da Euroliga

Chus Buenocom papel de destaque na Euroliga
Chus Buenocom papel de destaque na EuroligaJesús Hellín / ContactoPhoto / Profimedia

A Euroleague Basketball anunciou esta sexta-feira a nomeação de Jesús “Chus” Bueno como novo Diretor Executivo, cargo que assumirá nos próximos dias. Esta decisão reflete o compromisso contínuo do Conselho de Administração em reforçar a governação da organização e garantir a execução eficaz da sua visão estratégica para o futuro.

Bueno, de 56 anos, foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Administração de Ativos Comerciais da Euroliga (ECA) e irá suceder a Paulius Motiejunas, que foi nomeado CEO em junho de 2022.

Chus Bueno irá liderar a estratégia global da Euroliga, com um forte enfoque no crescimento do negócio, na melhoria do jogo, na experiência dos adeptos e na expansão para novos mercados e audiências, ao mesmo tempo que maximiza o valor oferecido a clubes, parceiros, jogadores e adeptos.

O seu objetivo passa por continuar a consolidar o sucesso alcançado nas últimas 25 temporadas e afirmar a Euroliga, a BKT EuroCup e a NextGen Euroliga como as principais competições de basquetebol indiscutíveis da Europa, conforme refere a organização em comunicado.

Mais de 30 anos de experiência

Bueno traz consigo mais de 30 anos de experiência e liderança estratégica no ecossistema do desporto profissional. A sua carreira esteve sempre intimamente ligada ao basquetebol, tanto dentro como fora do campo. Estreou-se como jogador profissional pelo Barcelona na época 1988/89 e, posteriormente, competiu durante oito temporadas por mais cinco clubes, entre os quais o Atlético de Madrid e o Valencia Basket. Após terminar a carreira de jogador, Bueno assumiu funções executivas e de gestão na indústria do basquetebol.

Iniciou a sua carreira fora do campo na Associação Espanhola de Jogadores de Basquetebol (ABP), antes de ingressar na Federação Espanhola de Basquetebol (FEB) em 2006 como Diretor Executivo. Durante o seu mandato, a Seleção Espanhola viveu uma das fases mais bem-sucedidas da sua história, conquistando o Mundial de 2006 e o EuroBasket de 2009, além de alcançar medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de 2008 e no EuroBasket de 2007.

12 anos na NBA

Mais tarde, Bueno integrou a Associação Nacional de Basquetebol (NBA), onde desempenhou os cargos de Vice-presidente para a Europa, África e Médio Oriente, e Diretor-Geral da NBA Espanha. Após 12 anos na NBA, ingressou na Legends, líder mundial em gestão de recintos e hospitality, onde foi Diretor-Geral das operações da empresa na Península Ibérica.

Recentemente, Bueno liderou a criação e o desenvolvimento do setor de basquetebol na DAZN, a plataforma global OTT de desporto, consolidando assim a sua experiência em meios de comunicação, transformação digital e fidelização dos adeptos no panorama desportivo atual.

Os clubes querem expressar o seu agradecimento a Paulius Motiejunas pelo seu serviço, empenho e dedicação durante a sua gestão. Sob a sua liderança, a organização atingiu marcos importantes e um crescimento contínuo que contribuíram para consolidar a sua posição no ecossistema do basquetebol. O Conselho de Administração da ECA, em nome de todos os clubes da Euroliga, deseja-lhe muito sucesso nos seus futuros projetos profissionais.

O Conselho de Administração mantém o seu firme compromisso com a missão da Euroliga de promover a excelência, a inovação e o crescimento sustentável no basquetebol europeu.