Luka Doncic, uma das maiores estrelas da NBA e que, antes de se mudar para os Estados Unidos, ganhou a Euroliga com o Real Madrid e foi também eleito MVP, é um dos destaques da Euroliga no primeiro quarto deste século.
Ao lado do esloveno está Walter Edy Tavares, uma referência absoluta no jogo do Real Madrid e um dos postes mais dominantes do continente, se não o mais.
Outro jogador natural de Madrid, mas que alcançou maior glória no Barcelona, é Dejan Bodiroga, um dos maiores talentos do basquetebol europeu. De salientar também a presença, embora não tenha dado o seu melhor em Espanha quando jogou pelo Unicaja, do grego Printezis.
Outro génio dos Balcãs, Milos Teodosic, que foi um remédio amargo para os seus rivais, muitos deles espanhóis, incluindo a seleção, não podia faltar nestes 25 melhores jogadores do primeiro quarto do século XXI.
Todos estes jogadores foram também escolhidos pelos votos dos treinadores que ganharam pelo menos uma Euroliga, pelos dos jogadores que fizeram parte da equipa da década - ambos com 40% cada na percentagem - e pelos meios de comunicação social e adeptos - ambos com 10% cada.