Basquetebol: Federação alemã acusa Euroliga de "arrogância"

Ingo Weiss manifestou-se claramente contra a expansão da Euroliga
Ingo Weiss manifestou-se claramente contra a expansão da EuroligaČTK / DPA / Harry Langer

Ingo Weiss, presidente da Federação Alemã de Basquetebol (DBB), reforçou as suas críticas à EuroLeague. "O que está a acontecer atualmente ali é, com todo o respeito, inadmissível", afirmou o dirigente de 62 anos numa entrevista ao Münchner Merkur/TZ. Weiss mostra-se especialmente incomodado com a forma como os responsáveis lidam com a liga profissional norte-americana, a NBA.

O motivo destas palavras duras é a alegada falta de vontade da Euroliga em participar no lançamento de uma filial europeia da NBA, previsto para 2027. "A Euroliga recebeu três propostas da NBA e recusou todas elas", explicou Weiss, "compreendo que os dirigentes da NBA em Nova Iorque digam agora: então façam como quiserem, nós avançamos sozinhos."

Apesar de se considerar "um verdadeiro adepto da Euroliga", Weiss sublinhou que "não é fã da organização", também devido à expansão para os Emirados Árabes Unidos. "A Euroliga devia disputar-se na Europa e não no Dubai. As viagens para lá, num calendário já sobrecarregado, como aconteceu recentemente com o Bayern Munique, são completamente absurdas." O Dubai Basketball integra a competição como equipa estreante esta época.

Weiss, que recentemente classificou os responsáveis da EuroLeague como "arrogantes", acredita "que alguns clubes da Euroliga vão acabar por ingressar na Liga da NBA. Refiro-me a equipas como o Alba Berlim, Barcelona, Madrid e os clubes franceses. No final, vai tornar-se evidente que só restará uma competição europeia de qualidade."

Para Weiss, não há dúvidas sobre qual será essa competição. "Mais cedo ou mais tarde, a Euroliga vai propor um diálogo para discutir uma possível fusão. Mas nessa altura, já não será em condições de igualdade."