Mónaco 70-81 Fenerbahçe
Poderia ter sido um dia histórico para o basquetebol francês. 32 anos depois do CSP Limoges,o Monaco tinha conseguido a proeza de chegar à final da Euroliga (na altura, Liga dos Campeões da Europa) após a vitória sobre o Olympiacos. Mas uma final tem de ser ganha, e esta, contra o Fenerbahçe, prometia ser incrivelmente renhida.
A tensão era incrível no início do jogo, com o Mónaco a demorar quase dois minutos a abrir o ativo com um grande lançamento triplo de Alpha Diallo. Felizmente, o Fener não tinha começado com um estrondo, e foi a equipa de Roca que começou a correr. Mike James, que marcou oito dos primeiros 16 pontos da sua equipa, abriu rapidamente uma vantagem de quase dez pontos de trás do arco.
O Fenerbahçe, por sua vez, acertou no alvo e o jogo começou. Os turcos voltaram a empatar o jogo, nomeadamente através do domínio do ressalto ofensivo. Mas foi o Mónaco que passou para a frente aos 10 minutos (20-18). Mouhammadou Jaiteh, que tinha brilhado na sexta-feira, foi então enviado para corrigir o desequilíbrio no jogo, e o jogo tornou-se mais defensivo.
Mas foram Daniel Theis e Alpha Diallo, em particular, que tiveram um impacto real. O Mónaco continuou a controlar o jogo, com os seus lançamentos de três pontos a impressionar. Do outro lado, Nigel Hayes-Davis era o responsável por uma equipa do Fenerbahçe que estava claramente a lutar para atingir o seu potencial. Mas o Fenerbahçe, liderado por Devon Hall, terminou o jogo em alta e chegou ao intervalo em vantagem (33-35).
De volta à quadra, o Mónaco parecia ter perdido o ímpeto e tinha dificuldades na execução do ataque. As defesas apertadas eram a regra, mas um "and-one" de Matthew Strazel acordou o conjunto do Rochedo. Não por muito tempo, o Fener encontrou o seu segundo fôlego, liderado por Wade Baldwin IV, e Jaron Blossomgame fez o trabalho em ambos os lados da quadra para manter o Mónaco no jogo.
Depois de um terceiro quarto sem brilho, o Mónaco estava em desvantagem(51-54), mas ainda bem na luta pela vitória. Mas, logo no início do último quarto, Alpha Diallo, o melhor jogador do Mónaco, cometeu a sua quarta falta, o ataque sofreu um curto-circuito e Errick McCollum deu ao Fenerbahçe uma vantagem de 11 pontos, apesar de o Mónaco não ter marcado desde o início do quarto.
Três minutos e meio depois, Mike James fez um lançamento (apenas um) para abrir o marcador, mas, de repente, o Fenerbahçe cometeu duas faltas ofensivas e uma técnica em sequência. Será que isto foi suficiente para reavivar o suspense? O Mónaco já não parecia ter qualquer ideia de ataque, mas Matthew Strazel fez justiça com as próprias mãos, acertando um grande lançamento de três pontos para reavivar as esperanças...
... e Marko Guduric fez um grande lançamento de três pontos. O Fenerbahçe acabou por triunfar por 81-70 e conquistou a Euroliga pela segunda vez depois de 2017. Para a sua sexta Final Four, Šarūnas Jasikevičius finalmente varreu o quadro. O Mónaco não perdeu, mas não conseguiu manter o ritmo, e o quarto período foi demasiado para os homens de Vassilis Spanoulis, que estiveram tão perto do título...