Basquetebol: Maccabi volta a jogar em Israel dois anos depois e vence o Asvel (92-84)

Lonnie Walker IV durante o Maccabi Telavive-Asvel
Lonnie Walker IV durante o Maccabi Telavive-AsvelAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Esta quinta-feira não foi um dia qualquer em Telavive. Após mais de dois anos de exílio em Belgrado, devido à guerra entre Israel e o Hamas, o Maccabi regressou ao seu pavilhão, o Menora Mivtachim Arena, conhecido popularmente como A Mão de Elias (Yad Eliyahu).

Recorde as incidências da partida

A Euroliga autorizou no passado mês de novembro que os clubes israelitas pudessem voltar a jogar em casa. O primeiro a fazê-lo foi o Hapoel Jerusalém, que defrontou o Veolia Towers, de Hamburgo, na Eurocup, a 9 de dezembro.

O Maccabi acaba de estrear esta condição na Euroliga, sendo que o Hapoel Telavive fará o mesmo no próximo dia 16. Até agora, a equipa de Dimitros Itoudis disputava os seus jogos na Bulgária, frente ao Estrela Vermelha.

Lonnie Walker IV em destaque

Os adeptos do Maccabi receberam a sua equipa com uma grande festa. Tal como era habitual antes dos atentados terroristas do Hamas, de 7 de outubro, A Mão de Elias transformou-se num mar de camisolas amarelas, com lotação esgotada e adeptos israelitas a apoiarem incessantemente os seus jogadores.

No plano desportivo, o Maccabi Telavive correspondeu e venceu o Asvel Villeurbanne por 92-84. Destaque para a exibição de Lonnie Walker IV, que terminou com 29 pontos (10/11 em lançamentos de dois pontos, 2/8 em triplos) e nove ressaltos, e para Roman Sorkin, que fechou com 26 pontos, sete ressaltos e quatro desarmes de lançamento.