Mais

Basquetebol: Real Madrid soma vitória de prestígio frente ao Olympiacos (89-77)

Mario Hezonja frente a Tyler Dorsey
Mario Hezonja frente a Tyler DorseyJAVIER SORIANO / AFP

O Real Madrid recuperou da derrota frente ao Virtus Bolonha e estreou-se esta temporada na Movistar Arena com uma vitória, após um grande último quarto cimentado em Campazzo e numa defesa extraordinária. Os gregos só marcaram oito pontos nos 10 minutos finais.

Recorde as incidências da partida

Real Madrid e Olympiacos disputaram no Palácio um clássico do basquetebol europeu. Não por acaso, este jogo foi a final da Euroliga das temporadas 2012-2013 (vitória grega) e 2014-2015 e 2022-2023 (triunfo espanhol). Na temporada passada, ambas as equipas encontraram-se nos quartos de final e foram os do Pireu que, com um parcial de 3-1, apuraram-se para a Final Four.

No jogo desta quinta-feira, a igualdade foi a nota dominante. O Olympiacos abriu vantagem no primeiro quarto, graças aos triplos de Dorsey, Vezenkov e Papanikolau, que deixaram o 19-29 ao fim dos primeiros 10 minutos.

No segundo período, o Real Madrid entrou com outra atitude. Sergio Llull reduziu distâncias, mas Fournier respondeu com cinco pontos consecutivos. Mas o Real Madrid fez um parcial de 9-1, impulsionado por Gabi Deck e Okeke. Ao intervalo, a vantagem dos gregos era de seis pontos: 47-53.

Dorsey e Vezenkov impulsionam o Olympiacos

Após o recomeço, mais do mesmo. Muita igualdade até que Abalde, com um triplo, deu ao Real Madrid a primeira vantagem no jogo (62-61), mas Milutinov, Dorsey e um grande Sasha Vezenkov devolveram a vantagem aos de Bartzokas (64-69).

Defesa do Real Madrid aperta

Tudo se decidiu no último quarto. Lyles puxou pelo carro e o Olympiacos acumulou sete triplos consecutivos falhados. Uma falta antidesportiva de Fournier sobre Feliz e um lance livre de Tavares ampliaram a vantagem branca (74-69). Mas logo Fournier e Walkup reduziram essa desvantagem para um ponto.

Campazzo sentencia o jogo

No entanto, Campazzo e Hezonja voltaram a colocar a diferença em cinco. A defesa do Real Madrid apertou e Facu deixou o +7 (80-73 após um parcial de 16-4). Como se não bastasse, uma grande assistência de Campazzo para Tavares colocou o +9.

A 34 segundos do fim, o Olympiacos estava a cinco (82-77). Mas Deck converteu os dois lances livres e uma assistência de Campazzo para Hezonja finiquitou o jogo. E na última jogada da partida, Facundo assistiu o seu compatriota Deck, selando a vitória com um claro 89-77.

Os mais destacados do Real Madrid: Mario Hezonja com 18 pontos; Gabi Deck com 13 e seis ressaltos; e Facundo Campazzo, com nove pontos e oito assistências.

No Olympiacos, 20 pontos de Tyler Dorsey, 14 de Evan Fournier e 13 e nove ressaltos de Sasha Vezenkov.