Mais

Basquetebol: Zalgiris vai apoiar organizações ucranianas após cânticos pró-Rússia no jogo com o Estrela Vermelha

Bryant Dunston, do Zalgiris, em ação
Bryant Dunston, do Zalgiris, em açãoStefanos Kyriazis / NurPhoto / NurPhoto via AFP
O Zalgiris Kaunas, equipa lituana de basquetebol, vai doar as receitas do seu próximo jogo a organizações que prestam apoio à Ucrânia, depois de os adeptos presentes no jogo da Euroliga com o Estrela Vermelha de Belgrado, na quinta-feira, terem exibido mensagens pró-Rússia.

Quase 21.000 adeptos assistiram ao jogo na Arena de Belgrado, que estava repleta de bandeiras de apoio à Rússia, juntamente com faixas com mensagens anti-NATO. Os adeptos também cantaram o seu apoio à Rússia durante o jogo, que o Zalgiris venceu por 86-80.

O Zalgiris anunciou na sexta-feira que todas as receitas da venda de bilhetes para o seu próximo jogo em casa, no domingo, contra o Utenos Juventus na liga nacional, serão doadas a causas ucranianas.

"Tendo demonstrado repetidamente a sua posição firme em relação à agressão militar na Ucrânia, a organização do Kaunas Zalgiris continua a procurar ajudar os ucranianos que lutam pela sua liberdade", afirmou o clube em comunicado.

A Lituânia tem sido um dos mais firmes apoiantes da Ucrânia desde que a Rússia lançou a sua invasão em fevereiro de 2022.

A Euroliga e o Estrela Vermelha foram contactados para comentar o assunto.