Mais

FIBA e Euroliga acordam que competições não se sobreponham nos calendários

FIBA e Euroliga acordam que as suas competições não coincidirão no calendário
FIBA e Euroliga acordam que as suas competições não coincidirão no calendárioAFP
A FIBA e a Euroliga chegaram a um acordo histórico para que nenhuma das suas competições se sobreponha. Por outras palavras, as famosas janelas da seleção nacional serão jogadas quando não houver jogos na principal competição de clubes ou vice-versa.

Este facto foi anunciado num comunicado em que se assume que será o início de uma relação diferente da que têm mantido nos últimos anos. A chegada de Jorge Garbajosa à Federação Internacional teve certamente muito a ver com este acordo.

"A FIBA e a Euroleague Basketball concordaram em evitar qualquer sobreposição de competições de seleções nacionais e de clubes na época 2023/24", refere o comunicado oficial.

Além disso, confirmam que "vão continuar as discussões durante os próximos 12 meses para chegar a soluções mutuamente aceitáveis para o bem do basquetebol na Europa e no resto do mundo".

Recorde-se que as competições da FIBA, como a Liga dos Campeões, bem como as Ligas nacionais e a Eurocup, pararam nas datas em que se jogavam as chamadas janelas. Agora, o mesmo acontecerá com a principal competição continental, pelo que as seleções nacionais poderão contar com os seus melhores jogadores fora da NBA.