Recorde as principais incidências
O FC Porto atravessava uma sequência de cinco vitórias consecutivas em todas as competições, incluindo o triunfo na 1.ª jornada da 2.ª ronda, frente ao BC Balkan (63-88), mas a equipa portista sofreu a terceira derrota nesta edição da Liga Europeia, ao perder por apenas três pontos frente ao conjunto basco.
A formação azul e branca, que esta época já leva 17 vitórias em todas as competições, entrou bem na partida e chegou ao intervalo com uma vantagem interessante de 10 pontos (43-33).
No entanto, o intervalo inverteu o jogo por completo e fez com que os dragões perdessem a vantagem mesmo nos instantes finais do terceiro período, com o Bilbao a entrar para a reta final com mais cinco pontos (55-60).

O atual 14.º classificado da Liga ABC, invicto nesta prova - seis vitórias em seis jogos na 1.ª ronda -, mostrou ser um osso duro de roer, mesmo perante a pressão dos adeptos azuis e brancos.
A equipa espanhola ainda chegou a construir uma vantagem de 13 pontos, o máximo em toda a partida, mas o FC Porto arriscou no final e por pouco não levou o jogo para prolongamento, ficando apenas a um triplo do empate (72-75).
Charloon Kloof, base portista que tinha feito a antevisão ao encontro, foi o destaque ofensivo da equipa azul e branca, com 22 pontos e cinco assistências, mas as prestações do britânico Killeya-Jones (14 pontos, 10 ressaltos e duas assistências) e do norte-americano Adam Smith (18 pontos, quatro ressaltos e três assistências) ajudaram a equipa basca a colocar-se na liderança do grupo, com seis pontos.