Os meios de comunicação social de todo o mundo eram eco aos confrontos entre grande número de jogadores do Real Madrid e do Partizan. Olhando para trás, nunca existiu tamanho embaraço na Europa nesta modalidade. O mais semelhante aconteceu no final de 2013, num jogo da Euroliga entre o Olympiakos e o Galatasaray em que três jogadores foram desqualificados após uma luta, mas o jogo continuou, o que está muito longe do que aconteceu ontem à noite na capital espanhola.
Nessa ocasião, o jogador considerado como o maior responsável pela rixa, Mirza Begic, foi punido com uma proibição de jogar durante quatro jogos e uma multa de 15.000 euros. Espera-se que as sanções, a serem anunciadas hoje, sejam muito mais elevadas.
A sequência de acontecimentos começou com uma falta antidesportiva de Sergio Llull sobre Kevin Punter, o herói do primeiro jogo, com um enorme triplo. Certamente por impotência, uma vez que a sua equipa estava a perder em casa por 15 pontos, o minorquino empurrou o nova-iorquino, que se dirigiu a Llull e levantou o punho. Nesse momento, vários jogadores correram na direcção deles. Dante Exum empurrou Llull por trás, Deck agarrou o antigo jogador do Barça por trás e, na luta, o argentino caiu no chão.
Foi então que aconteceu o ato mais vergonhoso da rixa. Yabusele, furioso, atacou o australiano e com uma chave de artes marciais atirou-o ao chão. Por sua vez, Punter deu um murro na cara de Musa, Leday segurou o seu companheiro para evitar que a altercação se agravasse, mas nessa altura já estava fora de controlo. O francês Mathias Lessort agarrou Musa pelo pescoço e atirou-o para o campo. Nessa altura, jogadores e treinadores de ambas as bancadas já tinham invadido o campo.
Yabusele, que deverá receber o castigo mais severo, teve de ser retirado por várias pessoas, incluindo um espectador que saltou para o campo e que poderia até ser um membro da sua família. Após um longo visionamento do vídeo, os árbitros decidiram suspender o jogo porque 21 dos 24 jogadores foram desqualificados. Vincent Poirier já estava no banco com cinco faltas, pelo que só restavam dois jogadores para reiniciar o jogo: Llull, curiosamente um dos jogadores não desqualificados, apesar de estar na origem de tudo com a sua falta anti-desportiva, e Leday. Por este motivo, o jogo foi suspenso com 2-0 a favor do Partizan e uma imagem dolorosa que se tornou viral em todo o mundo e que terá consequências muito graves para alguns dos seus protagonistas.
De acordo com os regulamentos da Euroliga, as infrações graves, como a agressão física a qualquer pessoa, podem ser punidas com uma sanção de um a quatro anos e uma multa financeira que varia entre 30.001 euros e 280.000 euros. No caso de infrações menores, as sanções podem ser uma desqualificação de cinco jogos a um ano, embora também possa ser apenas uma advertência. Também pode implicar uma sanção pecuniária de até 30.000 euros.
A isso somam-se as decisões internas a serem tomadas pelo Real Madrid, que aguardará a decisão do juiz da Euroliga para emitir seu próprio veredito. Yabusele está no centro da tempestade e espera-se uma sanção histórica para o jogador francês.