A equipa foi punida pela Comissão Jurídica, Disciplinar e Regulamentar (CDJR) da LNB, reunida na terça-feira, por "não ter cumprido (...) a obrigação de transparência e de sinceridade do clube em relação aos regulamentos relativos à equidade desportiva", segundo um comunicado de imprensa da LNB publicado na quinta-feira.
A equipa monegasca foi multada em 20.000 euros, fica com menos uma vitória na próxima edição do campeonato e um outro triunfo em suspnso. A LNB não forneceu mais pormenores sobre o caso.
De acordo com uma fonte próxima do processo, a sanção está relacionada com um contrato de direitos de imagem assinado pelo Mónaco com a sua estrela e jogador americano Mike James.
Devido ao estatuto fiscal vantajoso do Mónaco, o clube tem de pagar à LNB um imposto de luxo sobre a sua massa salarial, a fim de estar em pé de igualdade com as outras equipas da liga francesa. No entanto, o contrato de imagem de Mike James permitiu contornar este regulamento, reduzindo artificialmente a massa salarial do clube e, consequentemente, o montante da "taxa de luxo", segundo a mesma fonte.