Galitos Barreiro 86-127 Sporting
Depois do dissabor na viagem a Itália, diante do Dínamo Sassari, o Sporting regressou ao campeonato onde as coisas têm corrido de feição. Os leões somaram o quarto triunfo em cinco jornadas.
Desta feita, a vítima foi o Galitos do Barreiro. E o ritmo do jogo ficou logo ditado no primeiro período. 72% de eficácia nos lançamentos, 69% de acerto de triplos, 15 ressaltos (seis ofensivos) e três roubos de bola permitiram ao Sporting marcar 42 pontos nos primeiros 10 minutos.
No restante da partida, os leões limitaram-se a gerir, acelerando de novo no último período para ultrapassar os 100 pontos. Brandon Johns Jr soou um duplo-duplo (17 pontos e 11 ressaltos), mas foram os Galitos a registar dois jogadores para lá das duas dezenas de pontos – Quenyin Eyobo (26 pontos e seis ressaltos) e Brayden Carter (21 pontos e seis ressaltos).
O Sporting é segundo, com nove pontos, a um do Benfica. O Galitos é penúltimo, sem qualquer triunfo, tal como o Vitória SC.
CA Queluz 80-101 Benfica
Uma das surpresas deste início de campeonato de basquetebol, o Queluz tinha o primeiro teste de fogo, diante do Benfica, única equipa só com vitórias na prova nacional. E desde cedo os encarnados quiseram mostrar que esta curta viagem da quinta jornada não ia ter espaço para surpresas.
Uma entrada imponente (21-33), com um primeiro período avassalador (apenas quatro lançamentos falhados) garantiram uma vantagem segura que o Benfica não mais largou, contando com um domínio nas tabelas (47 ressaltos, 18 ofensivos).
Geno Crandall (21 pontos) e Betinho Gomes (19) foram os dínamos ofensivos do Benfica. De resto, o base norte-americano ficou perto de um triplo-duplo com sete ressaltos e nove assistências. No lado caseiro, nota para Dericko Williams (25 pontos), o melhor marcador da partida.
O Benfica lidera com 10 pontos, mais um que a Ovarense e dois que FC Porto, Queluz e SC Braga.
Outros resultados de domingo:
