Mais

Basquetebol: Benfica vence FC Porto (95-94) e está em vantagem na final

Duelo intenso no Pavilhão da Luz
Duelo intenso no Pavilhão da LuzFC Porto
Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, o Benfica conseguiu cravar uma vantagem de 10 pontos no terceiro período, mas o FC Porto aproximou-se nos 10 minutos finais e a derrota acabou por ser pela margem mínima. Segundo jogo volta a ser no Pavilhão da Luz, na próxima terça-feira.

Reveja aqui as principais incidências da partida

À semelhança do que aconteceu na época passada, Benfica e FC Porto voltam a decidir o título de campeão de basquetebol. Vencedores da fase regular, os encarnados eliminaram Vitória SC e Ovarense e chegam à decisão do título com vantagem caseira, diante de um FC Porto que eliminou Imortal e Sporting.

Reconhecidas como as duas melhores equipas do basquetebol nacional, Benfica e FC Porto protagonizaram uma primeira parte equilibrada. Ninguém se conseguiu superiorizar em nenhum aspeto e a vantagem de um ponto do Benfica (49-48) era algo residual.

No segundo tempo, o Benfica conseguiu fazer a diferença no terceiro período. Com um acerto de 50% e o domínio completo nas tabelas (16 ressaltos, oito ofensivos, contra seis do FC Porto), os encarnados conseguiram cravar uma vantagem de 10 pontos (69-59), liderados por Nico Carvacho (21 pontos e nove ressaltos) Ben Romdhane (14 pontos e oito ressaltos) e Aaron Broussard (18 pontos).

No último período, o Benfica foi gerindo a vantagem, o FC Porto ainda ensaiou uma aproximação. Com Max Landis a pontuar muito (36 pontos), mas também a desperdiçar (10 lançamentos falhados em 22 tentados), os azuis e brancos chegaram a ficar a três pontos (79-76) com cinco minutos para o final e pressionaram, mas os encarnados seguraram a vantagem, com Eduardo Francisco a sair do banco para fazer um triplo (84-80) numa altura decisiva da partida.

O FC Porto chegou a estar a um ponto de distância (94-93) com oito segundos para o final, mas na batalha dos lances livres, Rorie acabou por garantir que o Benfica conquistasse o triunfo. O norte-americano ainda falhou dois lançamentos no segundos finais, mas os dragões, já sem descontos de tempo, não conseguiram chegar ao outro lado do campo antes da buzina soar.

Os dois conjuntos voltam a encontrar-se na terça-feira, para o jogo dois das finais.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore