FC Porto e Benfica entraram a vencer no campeonato nacional de basquetebol, depois de baterem, respetivamente, o Vasco da Gama (95-73) e a Oliveirense (89-76), este sábado, na primeira jornada da competição.
FC Porto 95-73 Vasco da Gama
Quase duas semanas depois da disputa pela entrada na Liga dos Campeões, os dragões entraram no campeonato com uma exibição convincente diante de um adversário que voltou à elite do basquetebol nacional após cerca de 30 anos de ausência.
O conjunto azul e branco confirmou o favoritismo desde cedo, vencendo o primeiro período por 25-17 e impondo uma defesa sólida que limitou o ataque adversário. Ao intervalo, o marcador já mostrava uma diferença expressiva (52-27), com os suplentes Jalen Riley (11 pontos) e João Guerreiro (12) em destaque.
Na segunda metade, o FC Porto manteve o controlo da partida. Jhonathan Dunn (17 pontos) e Wes Washpun (11) juntaram-se à lista de protagonistas, enquanto Javian Davis brilhou com 15 ressaltos. O Vasco da Gama ainda conseguiu equilibrar os dois últimos períodos (20-21 e 23-25), mas a vitória dos portistas nunca esteve em risco, selando um resultado final de 95-73.
Benfica 89-76 Oliveirense
O campeão Benfica entrou da melhor forma na fase regular do campeonato, ao derrotar a Oliveirense, num encontro que começou com a homenagem a José Barbosa, antigo atleta dos encarnados.
Depois de ter conseguido uma vantagem interessante no primeiro período, o Benfica chegou ao intervalo com uma margem curta (38-36), mas acabou por regressar com tudo dos balneários e, com um parcial de 11-2, voltou a conseguir distanciar-se no marcador.
A equipa da casa chegou a estar a vencer por 22 pontos de diferença no último quarto, mas a boa reação do conjunto de Oliveira de Azeméis minimizou a diferença no marcador.
Aleksander Dziewa, com 16 pontos, foi o destaque na equipa da casa, mas o melhor marcador foi Jimmy Boeheim, com 27 pontos para a Oliveirense.