Mais

Basquetebol: FC Porto faz pleno sobre o Sporting (74-78) e encontra Benfica na final

FC Porto está na final
FC Porto está na finalFPB
O FC Porto venceu o Sporting esta sexta-feira por 74-78, no Pavilhão João Rocha, no Jogo 3 das meias-finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol (3-0) e completou um pleno sobre os leões, vencendo os sete jogos disputados esta temporada. Na final, os dragões enfrentam o Benfica, enquanto os verde e brancos terminaram a época. Devyn Marble foi o MVP da partida, saindo do banco para somar 22 pontos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Perante a possibilidade de eliminação e de evitar sofrer um pleno de derrotas perante os dragões, os leões precisavam de dar uma resposta à altura no Pavilhão João Rocha. No entanto, o encontro não começou da melhor maneira para os comandados por Luís Magalhães. 

Apesar do equilíbrio nas estatísticas, exceto nos lançamentos efetuados em que os portistas até fizeram menos sete, valeu a eficácia (50%) e a boa defesa da equipa de Fernando Sá para garantir uma vantagem de 15-19 no final do primeiro período.  

Os fantasmas das duas derrotas anteriores começaram a assombrar os verde e brancos no arranque do segundo quarto, quando estiveram 10 pontos atrás (20-30), concedendo também sete ressaltos ofensivos aos adversários. No entanto, uma boa recuperação na reta final ajudou a encurtar distâncias e a igualar o parcial do período a 21, ditando um 36-40 ao intervalo. 

O descanso não fez bem aos dragões que somaram quatro turnovers consecutivos, permitindo a reviravolta no marcador que obrigou Fernando Sá a pedir um desconto de tempo após um triplo de Uwais Razaque (47-43). O duelo entrou numa toada de parada e resposta até que, nos últimos minutos, o capitão Diogo Ventura, Jeremiah Bailey (que já somava 20 pontos) e Anthony Barber apareceram em bom plano para deixar o Sporting em boa posição para vencer (63-53)

A abrir o último quarto, mais um triplo de Barber voltou a criar ímpeto para os anfitriões, com Max Landis, Toney Douglas e Washpun, do outro lado, a encurtar distâncias para dois pontos a seis minutos do fim. Depois de dois minutos de desacerto dos dois lados, o FC Porto voltou para a frente após mais um cesto do intratável Marble (71-72).

Numa reta final de muita atrapalhação dos dois lados (principalmente o desperdício de Nicholas Ward da linha de lance livre), valeu o encaixe defensivo dos dragões, a bandeja de Phill Fayne e os lances livres de Marble para garantir a vitória e carimbar o acesso à final, com um parcial de 11-25. 

Devyn Marble foi o MVP da partida, saindo do banco para somar 22 pontos, enquanto Toney Douglas juntou outros 16 pontos, além de 8 ressaltos e 4 assistências. Para os sportinguistas, destaque para os 22 pontos e 11 ressaltos de Jeremiah Bailey, além dos 17 pontos e 7 assistências de Anthony Barber.