Mais

Basquetebol: FC Porto vence Benfica e adia decisão do título (82-75)

Atualizado
Benfica perdeu no Dragão Arena, mas continua em vantagem na final
Benfica perdeu no Dragão Arena, mas continua em vantagem na finalJOSÉ COELHO/LUSA
O FC Porto evitou que o Benfica celebrasse o tetracampeonato já esta sexta-feira, no Dragão Arena, depois de vencer a equipa encarnada por 82-75, colocando assim a série da final em 1-2 favorável às águias. Uma entrada fortíssima da equipa de Fernando Sá acabou por determinar o primeiro triunfo portista nesta série.

Recorde as incidências da partida

O Benfica teve o primeiro championship point no Dragão Arena. Depois de vencer as primeiras partidas (95-94 e 89-81) no Pavilhão Fidelidade, a equipa encarnada tinha a oportunidade de fechar a série com 3-0 e sagrar-se tetracampeã nacional de basquetebol.

Para impedir esse registo, o FC Porto sabia que precisava de um bom começo, mas acima de tudo de encontrar a consistência que tinha faltado nas últimas partidas, nomeadamente na primeira parte do jogo dois da final.

Nesse sentido, a equipa de Fernando Sá dificilmente podia esperar um começo melhor. O primeiro período foi avassalador e contrastou com a ineficácia ofensiva da equipa benfiquista. Com quatro triplos num curto espaço de tempo, o FC Porto construiu uma vantagem considerável e obrigou Norberto Alves a pedir desconto de tempo com o marcador a registar 12-2 favorável aos azuis e brancos.

Muito forte nos ressaltos defensivos e na linha de triplo (50 por cento de eficácia contra zero do Benfica), a equipa azul e branca chegou a fim do primeiro período a vencer por 21-6. 

Depois daquele arranque inesperado, o Benfica começou a aquecer para o segundo período, com um triplo de Broussard a quebrar a seca encarnada nessa zona de lançamento, mas o FC Porto não baixou o nível e conseguiu manter a diferença no marcador para o intervalo (40-25).

Muito apoio no Dragão Arena
Muito apoio no Dragão ArenaFC Porto

O facto é que aquele primeiro período de contrastes acabou por definir por completo uma partida que, a partir desse momento, até foi equilibrada.

O FC Porto manteve sempre os níveis de eficácia altos (70 por cento no 3.º período na zona de dois pontos) e chegou à maior vantagem da partida (18 pontos) pouco antes do último quarto.

A diferença pontual entre as duas equipas nos 2.º e 3.º período foram mínimas (apenas um ponto a mais do FC Porto), mas o Benfica só mostrou capacidade para reagir à péssima entrada nos últimos 10 minutos, com um parcial de 2-8 a reduzir a diferença para nove pontos, que chegou a ser de sete minutos mais tarde. 

No entanto, o FC Porto defendeu-se bem nessa fase e conseguiu confirmar o primeiro triunfo na final para adiar a decisão para o jogo 4, que vai ser disputado domingo, novamente Dragão Arena, às 18:00. Em caso de nova vitória portista, a decisão vai à negra no Pavilhão Fidelidade.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore