Basquetebol: FC Porto vence SC Braga (98-79), Benfica segue perfeito (81-72), Sporting na perseguição (70-91)

Atualizado
Justice Sueing esteve em destaque no Benfica
Justice Sueing esteve em destaque no BenficaSL Benfica

Dragões somaram a terceira vitória consecutiva e lamberam as feridas da derrota na Supertaça. Na primeira ronda do campeonato nacional de basquetebol de 2026, o Benfica teve de suar para confirmar o triunfo diante do Esgueira. O Sporting cumpriu na curta deslocação a Queluz.

FC Porto 98-79 SC Braga

Depois da derrota na Supertaça, o FC Porto recebeu o SC Braga na 10.ª jornada do campeonato nacional de basquetebol e somou a terceira vitória consecutiva.

Numa partida que os azuis e brancos conseguiram resolver logo ao intervalo, onde construíram uma vantagem segura (55-48). Corey Allen-Willans (16 pontos) e Jhonathan Dunn (15 pontos) foram os melhores marcadores dos dragões.

Delaney Blaylock (21 pontos) foi o melhor pontuador da partida, mas não evitou o desaire arsenalista.

Contas feitas, o FC Porto está no quinto lugar com 15 pontos. O SC Braga é nono com 14 pontos.

Benfica 81-72 Esgueira

Depois de terminar 2025 com um registo perfeito no campeonato e a conquista da Supertaça, o Benfica entrou em 2026 com um triunfo diante do Esgueira, na nona jornada do campeonato nacional de basquetebol.

Um triunfo que não foi simples, já que a equipa nortenha obrigou os encarnados a um esforço extra, ficando mesmo na frente do primeiro (19-21) e terceiro período (13-19). Contudo, a defesa encarnado acabou por ser decisiva ao limitar o adversário a apenas 11 pontos no último parcial.

Malik Porter (23 pontos) foi o melhor marcador da partida, mas não impediu a derrota forasteira.  Nathan Bilamu (18 pontos e cinco ressaltos), Aleksander Dziewa (18 pontos e 9 ressaltos) e Justice Sueing (14 pontos e 10 ressaltos) ajudaram oso encarnados a dominar as tabelas.

Contas feitas, o Benfica lidera com 18 pontos, os mesmos do Sporting, mas menos um jogo. O Esgueira é sexto com 14 pontos.

Queluz 70-91 Sporting 

Depois de uma complicada viagem a Oliveira de Azeméis, o Sporting teve uma visita mais acessível teoricamente. E os leões confirmaram isso mesmo com um triunfo contundente em Queluz.

Os leões cravaram uma vantagem interessante ao intervalo (44-51) que acabaram por dilatar com um grande quarto período (13-22) e selar um triunfo imponente.

Julius Dixon (22 pontos) foi o melhor pontuador do encontro, mas não impediu a derrota dos anfitriões. Brandon Johns Jr (20 pontos e 13 ressaltos), Maleeck Harden-Hayes (15 pontos e 11 ressaltos) e Claude Robison (11 pontos e 11 ressaltos) forma destaques no Sporting, com o trio a terminar com um duplo-duplo.

Outros resultados:

Imortal 89-96 Oliveirense

Ovarense 88-64 Galitos