Este sábado arranca mais uma edição do campeonato nacional de basquetebol. O Benfica, tetracampeão, vai tentar um feito histórico, com FC Porto e Sporting como os concorrentes mais próximos.
Siga o campeonato nacional de basquetebol com o Flashscore
Depois da histórica participação de Portugal no Eurobasket-2025, os holofotes voltam-se agora para os clubes. Este sábado arranca nova edição do campeonato nacional de basquetebol onde 12 equipas vão digladiar-se pelo título.
O tetracampeão Benfica recebe a Oliveirense, o FC Porto é anfitrião do Vasco da Gama e o Sporting vai até ao pavilhão do Vitória SC na primeira ronda.
O Flashscore ajuda-o a manter-se a par de tudo o que vai acontecer na elite do basquetebol nacional.
Formato
À semelhança das duas últimas épocas, o campeonato nacional de basquetebol vai disputar-se por duas fases. Num primeiro momento, as equipas vão defrontar-se a duas voltas (22 jornadas) com jogos em casa e fora, para definir a classificação da fase regular.
Os oito primeiros avançam para os quartos de final, os dois últimos (11.º e 12.º) são despromovidos para o segundo escalão.
Seguem-se os play-offs: quartos de final (melhor de três), meias-finais (melhor de cinco) e a final (melhor de cinco). O emparelhamento da fase a eliminar será o seguinte: 1.º contra 8.º e 4.º contra 5.º na metade superior do quadro, 2.º contra 7.º e 3.º contra 6.º na metade inferior.

Datas
Fase regular: 4 de outubro de 2025 a 25 de abril de 2026.
Quartos de final: 9 a 17 de maio de 2026
Meias-finais: 21 de maio de 2026 a 3 de junho de 2026
Final: 7 a 17 de junho de 2026.
Favoritos
Não há como contornar, o Benfica tem dominado o basquetebol nacional nos últimos anos. A equipa de Norberto Alves venceu seis das últimas 10 edições que coroam um campeão (2019/20 não se concluiu devido à pandemia de Covid-19) e vai em quatro campeonatos consecutivos. Os encarnados procuram agora o terceiro penta da história do basquetebol nacional (1988 a 1995 e 1960 a 1965).
O FC Porto foi vice-campeão em quatro das últimas cinco edições e procura terminar um jejum de 2015/16. A época não começou bem para os azuis e brancos, já eliminados da Liga dos Campeões, mas a expectativa é grande no reino do Dragão.
Segue-se o Sporting, o último campeão antes desta sequência do Benfica. Os leões passaram por uma mudança no plantel, mas contam com o experiente Luís Magalhães no banco para tentar uma surpresa.
Novidades
O Vasco da Gama venceu a última edição da Proliga e garantiu a subida de divisão. É acompanhado do SC Braga, que venceu o grupo de promoção.
Reforços a ter em conta
Como é habitual, as equipas passam por algumas restruturações no mercado de verão. Por isso deixamos alguns nomes que se podem destacar enquanto novidades.
O Benfica foi buscar o poste Aleksander Dziewa aos polacos de Morskie Szczecin. Com 27 anos, é internacional polaco e esteve presente no Eurobasket, onde somou 11 pontos diante da Turquia, nos quartos de final.
O FC Porto contou com um regresso. Vladyslav Voytso deixou a segunda divisão de Espanha e assinou pelos dragões, clube onde foi formado. Chega moralizado, depois da participação com Portugal no Eurobasket.
O Sporting também conseguiu um internacional português como reforço. Francisco Amarante deixou o Oviedo e voltou a Portugal para jogar no emblema leonino.
Nas outras equipas, nota para a saída de José Barbosa do Benfica para a Oliveirense. O base regressou a Oliveira de Azeméis após quatro anos na Luz e chega para tomar conta do ataque, num reforço importante para uma equipa que vai mordendo os calcanhares aos três da frente.
Palmarés
Benfica: 31
FC Porto: 12
Sporting: 9
Carnide Clube: 7
Ovarense: 5
Académica: 4
Vasco da Gama, Maxaquene e Portugal Telecom: 3
CA Queluz, Oliveirense, Barreirense e Belenenses: 2
União Lisboa, Estrelas da Avenida, Conimbricense, Ginásio Figueirense, Benfica Luanda, Malhangalene: 1
Onde ver
Os jogos da fase regular vão ser transmitidos nos canais dos respetivos clubes (BTV, Porto Canal, Sporting TV), RTP 2, ABOLA TV, DAZN e FPB TV.