Recorde as incidências da partida
Com casa cheia no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, as encarnadas entraram melhor em campo e superiorizaram-se no arranque do jogo, obtendo um parcial de 12-25 no final do primeiro quarto.
Embalada pelo seu público e pelo jogo de Ana Raimundo, a equipa da casa conseguiu a reviravolta no marcador a meio do terceiro período, tendo discutido o resultado quase até ao apito final.
A nível individual, Ana Raimundo, do Esgueira, foi a figura em maior destaque, concluindo o encontro com 32 pontos marcados, quatro ressaltos e três roubos de bola, conseguindo uma valorização de 33.5 pontos.
Raphaella Monteiro (20 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências) e Milica Ivanovic (19 pontos e quatro ressaltos) estiveram em grande plano do lado das forasteiras.
Num jogo emocionante e de resultado incerto, o Benfica começou melhor a partida terminando o primeiro quarto com uma vantagem de 13 pontos (12-25), numa fase em que soube tirar proveito do lançamento exterior ao concretizar cinco das seis tentativas.
No segundo quarto, as forasteiras alargaram a distância até aos 14 pontos, mas o Esgueira respondeu e melhorou a eficácia no jogo exterior, conseguindo reduzir a diferença para apenas oito pontos ao intervalo (37-45).
Após o regresso dos balneários, a turma orientada por André Janicas continuou a encurtar a diferença e chegou à reviravolta no marcador, embalada pela qualidade da base Ana Raimundo, que marcou quase metade dos pontos de toda a equipa, terminando o terceiro quarto com um parcial de 21-15, colocando o marcador em 58-60.
Com apenas dois pontos de desvantagem à entrada para o último período, a turma da casa acabou por mostrar algum cansaço e não conseguiu conter o poderio ofensivo do Benfica nos minutos finais, acabando por perder por 73-80.
As águias, que procuram o seu quarto título nacional, depois das vitórias em 2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024, partem assim em vantagem para o segundo encontro que se realiza no dia 11, em Lisboa.
Em caso de derrota do Benfica, a eliminatória irá à negra que terá lugar no dia 15, no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira.