Mais

Basquetebol: Benfica teve de suar para vencer Esgueira na final feminina (73-80)

Jogadoras do Benfica ouvem mensagem do treinador
Jogadoras do Benfica ouvem mensagem do treinadorSL Benfica
O Benfica venceu no sábado por 80-73 o Esgueira, no primeiro jogo da final da Liga feminina de basquetebol, disputado em Aveiro.

Recorde as incidências da partida

Com casa cheia no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, as encarnadas entraram melhor em campo e superiorizaram-se no arranque do jogo, obtendo um parcial de 12-25 no final do primeiro quarto.

Embalada pelo seu público e pelo jogo de Ana Raimundo, a equipa da casa conseguiu a reviravolta no marcador a meio do terceiro período, tendo discutido o resultado quase até ao apito final.

A nível individual, Ana Raimundo, do Esgueira, foi a figura em maior destaque, concluindo o encontro com 32 pontos marcados, quatro ressaltos e três roubos de bola, conseguindo uma valorização de 33.5 pontos.

Raphaella Monteiro (20 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências) e Milica Ivanovic (19 pontos e quatro ressaltos) estiveram em grande plano do lado das forasteiras.

Num jogo emocionante e de resultado incerto, o Benfica começou melhor a partida terminando o primeiro quarto com uma vantagem de 13 pontos (12-25), numa fase em que soube tirar proveito do lançamento exterior ao concretizar cinco das seis tentativas.

No segundo quarto, as forasteiras alargaram a distância até aos 14 pontos, mas o Esgueira respondeu e melhorou a eficácia no jogo exterior, conseguindo reduzir a diferença para apenas oito pontos ao intervalo (37-45).

Após o regresso dos balneários, a turma orientada por André Janicas continuou a encurtar a diferença e chegou à reviravolta no marcador, embalada pela qualidade da base Ana Raimundo, que marcou quase metade dos pontos de toda a equipa, terminando o terceiro quarto com um parcial de 21-15, colocando o marcador em 58-60.

Com apenas dois pontos de desvantagem à entrada para o último período, a turma da casa acabou por mostrar algum cansaço e não conseguiu conter o poderio ofensivo do Benfica nos minutos finais, acabando por perder por 73-80.

As águias, que procuram o seu quarto título nacional, depois das vitórias em 2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024, partem assim em vantagem para o segundo encontro que se realiza no dia 11, em Lisboa.

Em caso de derrota do Benfica, a eliminatória irá à negra que terá lugar no dia 15, no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira.