Basquetebol: GDESSA vence Benfica (61-55) e conquista campeonato feminino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquetebol: GDESSA vence Benfica (61-55) e conquista campeonato feminino

Equipa do Barreiro levou a melhor
Equipa do Barreiro levou a melhorFPB
 O GDESSA Barreiro é o novo campeão da Liga feminina de basquetebol, sucedendo ao Benfica, depois de vencer este domingo o clube da Luz, por 61-55, no terceiro e último jogo da final do play-off, em Lisboa.

Depois das conquistas de 2007 e 2017, o GDESSA venceu pela terceira vez o título de campeão nacional de basquetebol feminino, tendo, para isso, contribuído a forma mais coesa com que defendeu coletivamente em relação ao jogo da véspera, também disputado no pavilhão da Luz.

A formação do Barreiro ganhou vários ressaltos e dominou o primeiro período, chegando a deter diferença de 12 pontos (5-17) após três triplos consecutivos de Maianca Umabano (dois) e Britta Daub.

O Benfica reagiu de pronto, graças ao melhor desempenho a nível ofensivo, e igualou o resultado, com parcial de 10-0 (19-19), a meio do segundo período.

Virou o jogo a menos de três minutos do intervalo, e ampliou diferença para quatro pontos (27-23), com dois triplos de Carolina Rodrigues e Joana Soeiro.

O GDESSA não se intimidou com a reação das ‘encarnadas’ e ainda igualou o jogo (27-27) a escassos segundos do descanso, mas novo triplo de Carolina Rodrigues sobre a buzina deixou o Benfica na frente da partida (30-27).

Reveja aqui as principais incidências

Pautado pelo equilíbrio, o terceiro período registou muita competitividade e várias alternâncias de liderança do marcador, apesar de ter terminado numa igualdade (43-43).

Contudo, no derradeiro parcial, o GDESSA voltou a mostrar-se mais forte, virando o jogo para 46-52, a cinco minutos do fim, na sequência de dois triplos seguidos, deixando o Benfica com uma missão bastante complicada.

A um minuto do termo do encontro, a formação do Barreiro geria uma vantagem de seis pontos (51-57) que soube preservar até final do encontro.

Kamilah Jackson (‘MVP’ da partida) e Brita Daub, ambas com 16 pontos, foram as figuras da formação do Barreiro no jogo decisivo. Do lado do Benfica, Raphaella Monteiro, com 18 pontos, foi, apesar de tudo, a melhor marcadora do encontro.