Mais

A ameaça à escolha número cinco do draft: "Ou vais para os Utah Jazz ou não jogas na NBA"

Ace Bailey, com Adam Silver, depois de ter sido selecionado pelos Utah Jazz no draft da NBA
Ace Bailey, com Adam Silver, depois de ter sido selecionado pelos Utah Jazz no draft da NBASarah Stier / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Os Utah Jazz selecionaram no último draft da NBA Ace Bailey, um talento de 18 anos que tinha deixado claro através do seu agente que não estava interessado em jogar em Salt Lake City, nem noutras cidades. Mas a liga americana é inflexível e o jogador, se quiser jogar, terá de o fazer nessa cidade ou encontrar outra competição.

Bailey tinha-se recusado, a conselho do seu agente, a fazer treinos privados com várias franquias. Não estava interessado em jogar por algumas delas, especialmente as que tinham as primeiras escolhas no draft. Segundo informações provenientes dos Estados Unidos, o seu agente chegou mesmo a telefonar a essas equipas para lhes pedir que não o seleccionassem, porque ele não estava interessado em jogar por elas.

Mas os Jazz fizeram ouvidos de mercador e exerceram o seu direito de o selecionar com a quinta escolha da primeira ronda. No entanto, os piores presságios confirmaram-se quando Bailey se recusou a viajar para Utah juntamente com o outro jogador selecionado nessa noite.

A sua ideia era forçar uma troca para outro clube onde quisesse jogar. Mas os Jazz mantiveram-se calados e deixaram claro que, ou ele joga por eles, ou não jogará na NBA. Por isso, Bailey não teve outra alternativa senão prometer que estará presente no sábado para iniciar os treinos. Outra coisa será a atitude com que aparecerá. Se não for boa, não terá lugar no plantel, mas, por outro lado, não terá lugar em mais lado nenhum na liga.