Equipa da Semana
Com o talismã Jayson Tatum afastado toda a época devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior, não era claro que tipo de equipa seriam os Boston Celtics, nem se esta temporada seria apenas de transição. No entanto, isso não se confirmou.
Joe Mazzulla continua a mostrar ser um treinador de grande qualidade e todos os jogadores revelam-se muito completos em ambos os lados do campo.
Jaylen Brown, em particular, tem estado em excelente plano na ausência de Tatum, tendo-se autoproclamado recentemente nas redes sociais como o "melhor jogador de dois lados do jogo", antes de igualar o seu máximo de carreira com 50 pontos frente aos Los Angeles Clippers. Atualmente, tem uma média de 30,1 pontos por jogo nesta época.
Boston somou vitórias expressivas frente ao Utah Jazz, Sacramento Kings e Clippers na última semana, subindo ao terceiro lugar da Conferência Este, a apenas três jogos dos líderes.
A equipa de Neemias Queta, que também está a fazer uma grande temporada, deve ser tida em conta!
Desilusão da Semana
Tem sido uma época de altos e baixos para os Memphis Grizzlies. Depois de um início muito complicado, com apenas duas vitórias nos primeiros 11 jogos, a equipa começou a encontrar o seu ritmo e a melhorar o registo. Contudo, na última semana, sofreram três derrotas consecutivas.
Foram batidos pelos Washington Wizards, Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers, o que evidenciou o quanto sentiram a falta do poste de 2,21 metros Zach Edey.

Edey estava com uma média de 11,1 ressaltos por jogo nesta temporada e as suas qualidades defensivas tornam os Grizzlies uma equipa muito mais forte. Está afastado há quase quatro semanas, pelo que o seu regresso deverá estar para breve.
Jogador da Semana
Tyrese Maxey, dos 76ers, está a realizar uma época absolutamente brilhante, assumindo-se como o melhor jogador da franquia.
Na última semana, o norte-americano somou 34 pontos e 12 assistências frente aos Grizzlies, 34 pontos, oito ressaltos e 10 assistências diante dos Dallas Mavericks, e 36 pontos e oito ressaltos contra os New York Knicks.
Consolidou-se como um dos melhores bases da Liga, com uma média de 31,1 pontos por jogo nesta época. Apenas Luka Doncic (33,6) e Shai Gilgeous-Alexander (32,1) apresentam médias superiores.
Ação da semana
2026 ainda agora começou e Matas Buzelis, dos Chicago Bulls, já se colocou na luta pela melhor afundanço do ano, com este impressionante lance sobre Jalen Suggs.
A história da semana
Quando Nikola Jokic caiu no relvado, agarrado ao joelho com dores durante a derrota dos Denver Nuggets frente ao Miami Heat, os adeptos da equipa – e todos os amantes de basquetebol – ficaram em sobressalto.
Além de ser considerado o melhor jogador do mundo, Jokic é também um dos mais resistentes da Liga. O gigante sérvio falhou apenas 36 jogos nas últimas cinco temporadas e só por uma vez disputou menos de 70 jogos numa época.
Jokic abandonou a partida e houve receio real de que tivesse sofrido uma lesão no ligamento cruzado anterior, o que o afastaria do resto da temporada e deixaria os Nuggets sem o seu principal jogador.
Felizmente, no dia seguinte foi confirmado que o ligamento de Jokic estava intacto e que sofreu apenas uma hiperextensão do joelho. Os adeptos de Denver respiraram de alívio, mas ainda assim ficará de fora durante quatro semanas, o que prejudica as suas aspirações ao prémio de MVP.
Desde esse jogo, os Nuggets somaram uma vitória e uma derrota, enquanto tentam resistir numa fase em que jogadores importantes como Aaron Gordon, Christian Braun e Cam Johnson também estão lesionados.
