A semana na NBA: Luka Doncic continua a época brilhante enquanto o rookie Flagg faz história

Luka Doncic está a protagonizar uma época sensacional
Luka Doncic está a protagonizar uma época sensacionalČTK / AP / Jessie Alcheh

Na rubrica semanal da Flashscore, fazemos um breve resumo dos principais destaques dos últimos sete dias na NBA. Neste momento, os New York Knicks atravessam uma excelente fase, a temporada sensacional de Luka Doncic não dá sinais de abrandar e o estreante Cooper Flagg entrou para a história.

Equipa da Semana: New York Knicks

Os New York Knicks têm sido algo irregulares nesta época da NBA, mas parecem finalmente estar a encontrar o seu ritmo e a ganhar embalo.

Com quatro vitórias consecutivas frente aos Toronto Raptors, Milwaukee Bucks, Charlotte Hornets e Brooklyn Nets, os Knicks subiram ao segundo lugar da Conferência Este, tornando também o seu pavilhão num verdadeiro bastião.

De forma impressionante, o registo em Madison Square Garden é de 10-1 esta época, e se querem ser uma força nos play-offs, este dado é muito animador.

Desilusão da Semana: Cleveland Cavaliers

Apesar de terem iniciado a época com grandes ambições, os Cleveland Cavaliers têm sido talvez a equipa mais desapontante da NBA.

Resumindo, parecem estar muito longe de serem candidatos sérios, e as três derrotas da semana passada frente aos Boston Celtics, Atlanta Hawks e Toronto Raptors fizeram com que o registo caísse para 12-9, ocupando atualmente apenas um lugar de play-in.

Falta-lhes muita criatividade e, defensivamente, também não têm estado bem, sobretudo na luta das tabelas. Há muito trabalho pela frente.

Jogador da Semana: Luka Doncic

Enquanto muitos olhares estão postos em Nikola Jokic e na época que está a realizar, Luka Doncic também está a protagonizar uma campanha verdadeiramente especial até ao momento.

O esloveno parece em excelente forma e perfeitamente adaptado a Los Angeles após a sua transferência para os Lakers em fevereiro passado. Formou uma dupla de luxo no backcourt com Austin Reaves, sendo ambos fundamentais na série de sete vitórias consecutivas, que permitiu à equipa subir ao segundo lugar da Conferência Oeste.

Na semana passada, Luka somou 34 pontos, 12 ressaltos e sete assistências frente aos New Orleans Pelicans, 35 pontos, cinco ressaltos e 11 assistências diante da sua antiga equipa, os Dallas Mavericks, e 43 pontos, nove ressaltos e 13 assistências frente aos Los Angeles Clippers.

Luka lidera a lista de melhores marcadores da época, com uma média de 35,1 pontos por jogo. É um verdadeiro candidato a MVP.

Jogada da Semana: Nikola Jokic

O que mais se pode dizer sobre Nikola Jokic? O sérvio é o melhor jogador do mundo e tem sido o mais destacado da NBA esta época, parecendo capaz de oferecer passes de antologia quase todos os dias.

Esta assistência de outro mundo, por trás das costas, para Peyton Watson na vitória dos Denver Nuggets sobre os Minnesota Timberwolves é, sem dúvida, a nossa Jogada da Semana.

História da Semana: Cooper Flagg

Como todos sabem, tem sido uma época para esquecer para os Mavericks. No entanto, o rookie Cooper Flagg é um dos raros pontos positivos e, na semana passada, fez história em duas noites seguidas.

Com apenas 18 anos, a 1.ª escolha do draft registou 11 assistências numa derrota frente aos Los Angeles Lakers na sexta-feira, tornando-se o jogador mais jovem de sempre na NBA a conseguir um jogo com pelo menos 10 assistências.

No dia seguinte, liderou os Mavericks a uma vitória sobre os Los Angeles Clippers, marcando 35 pontos. Assim, tornou-se também o mais jovem de sempre a alcançar 35 ou mais pontos num jogo.

Um talento geracional, os Mavs têm agora de construir a equipa em torno de Flagg, mesmo que isso implique uma renovação total do plantel.