McClung saltou por cima de um carro e de três pessoas para fazer afundanços que receberam pontuações perfeitas de 50 pontos dos juízes na primeira ronda e na final, tornando-se assim o primeiro afundador a ganhar três anos seguidos e igualando Nate Robinson como o único vencedor de três Slam Dunk.
"Na verdade, este tipo de coisas não acontece sem a ajuda de muitas pessoas. Tive muita ajuda", disse McClung: "As pessoas estavam a abrir ginásios para poderem colocar um carro lá dentro. As pessoas deixavam-me usar o seu carro. Estou muito grato neste momento".
Damian Lillard, de Milwaukee, perdeu a sua tentativa de triunfo no concurso de 3 pontos, sendo eliminado na primeira ronda, mas McClung, um base americano de 26 anos do clube de desenvolvimento da G-League dos Orlando Magic, conseguiu ser o primeiro a vencer três noites consecutivas, desde que o evento começou em 1984.
"Primeiro adorei o basquetebol, mas é engraçado como Deus trabalha", disse McClung: "Ele simplesmente me levou ao amor pelo afundamento e eu não teria imaginado em um milhão de anos que eu estaria aqui agora."
McClung disse que pode não tentar uma quarta coroa consecutiva no próximo ano.
"Pode ser o fim para mim, mas veremos", disse McClung: "Se eles me quiserem de volta com força suficiente, vou pensar nisso."
Na primeira ronda, McClung tinha um carro estacionado debaixo do cesto e tinha a bola segura por um jogador através do tejadilho, depois saltou por cima do veículo, agarrou a bola entre as pernas e fez um afundanço invertido enquanto a multidão rugia.
Saltou por cima de um homem de pé que segurava a bola, virou-se e fez um afundanço no seu segundo lançamento para chegar à final contra Stephon Castle de San Antonio.
Na final, Castle correu de trás do cesto, pegou uma bola que estava no alto, colocou-a entre as pernas e bateu com força para marcar 49,6 pontos. Em seguida, McClung preparou uma bola que estava a ser segurada levemente no aro por um homem numa escada e outra segurada por um homem a girar em pé na quadra. McClung saltou alto, bateu na bola do aro com a mão direita e bateu na outra com a esquerda.
Castle então passou a bola por trás de suas costas e bateu com a mão esquerda para um 50 perfeito, deixando McClung precisando de outro afundanço mágico para o tricampeonato. McClung saltou por cima de um homem alto, bateu com a bola na parte da frente do aro e depois bateu-a para mais um afundanço de 50 pontos e para o título.
Herro venceu Buddy Hield, de Golden State, por 24-23 na final para conquistar o título de campeão dos triplos, tornando-se o quinto jogador de Miami a ganhar o título, o primeiro desde James Jones em 2011.
Hield, o vencedor de 2020, foi o último e o base das Bahamas, de 32 anos, falhou os primeiros sete lançamentos, mas deu uma luta furiosa, acertando 4 de 5 na sua última prateleira de bolas no canto esquerdo, mas contentou-se com o segundo lugar.
"Tive sorte", disse Herro: "Pensei que o Buddy ia fazer os últimos cinco lançamentos. Foi uma grande competição. É uma sensação óptima ter conseguido a vitória. Tentei apenas confiar no trabalho que tinha feito antes disto. Estou feliz por ter conseguido a vitória."
Hield acertou 19 das 27 tentativas de 3 pontos, marcando 31 pontos na ronda de abertura para chegar à final, enquanto Herro se classificou em último lugar com 19 pontos, mais um do que Lillard.
O All-Star Skills Challenge, que envolve exercícios de lançamento e passe com equipas de dois elementos, foi vencido pela dupla dos Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell e Evan Mobley, em 60 segundos, com Draymond Green e Moses Moody, de Golden State, em segundo lugar.
Mobley tinha feito parte de uma vitória dos Cavaliers no evento em 2022.
"Ele já tinha conseguido uma vitória, então a pressão estava sobre mim", disse Mitchell. "Disse-lhe que não o ia desiludir".
A equipa Spurs, com o All-Star francês Victor Wembanyama e o base Chris Paul, foi desclassificada por não ter feito lançamentos válidos, numa tentativa de completar a pista de obstáculos mais rapidamente