Agora pode acompanhar os seus basquetebolistas favoritos. Veja aqui como!
A nível coletivo, a época não podia estar a correr pior para os Boston Celtics. Três jogos depois do arranque da NBA, o conjunto de Boston soma três derrotas, uma delas no seu reduto.
Depois de perder com os Philadelphia 76ers (116-117), a equipa de Joe Mazzulla foi ainda derrotada pelos Knicks (105-95) e pelos Pistons (119-113). Nos três jogos, Neemias participou num total de 73 minutos (média de 24 min/jogo), mas como têm sido as exibições do poste de 2.13m?
Eficácia no garrafão
Olhando para os números totais deste arranque de época, Neemias soma 29 pontos, sexto melhor registo do plantel, que é liderado pelos 89 de Jaylen Brown, e que, neste capítulo, tem sentido a ausência do lesionado Jayson Tatum, operado ao tendão de Aquiles e praticamente arredado da temporada.
No entanto, Neemias tem outras estatísticas nas quais se destaca e é mesmo líder em Boston. O mais eficaz no lançamento (70,6%), o português apresenta números amplamente superiores aos dos outros titulares e ao do poste concorrente Luka Garza - eficácia de 25%.
Além do acerto na hora de ataque ao cesto, o português tem mostrado a força física que o fez destacar-se no Eurobasket. Atualmente, é o jogador com mais ressaltos ofensivos dos Celtics (sete) e o segundo com mais ressaltos defensivos (14), somando ainda quatro bloqueios (3.º melhor registo da equipa).
Estatísticas a corrigir
Apesar dos números positivos e da boa estreia na temporada, a titularidade de Neemias está longe de convencer os adeptos dos Celtics. O português tem um peso considerável em cima dos ombros, tendo de substituir o letão Kristaps Porzingis, que saiu para os Atlanta Hawks, e perante a saída de Luke Kornet, que nunca convenceu em Boston e rumou aos Spurs.
Uma das falhas de longa data de Neemias é o número de faltas acumuladas, que muitas vezes limitam a quantidade de minutos na quadra. Esta temporada, ao fim de apenas três jogos, o português já somou 14 faltas e é líder dos Celtics nesta estatística, sendo mesmo o segundo poste da NBA com mais faltas acumuladas, apenas atrás de Jakob Poeltl (16 faltas pelos Toronto Raptors).
Por fim, destaque ainda para os seis turnovers ("perdas de bola"), segundo pior registo da equipa, apenas atrás de Jaylen Brown, o jogador que é obrigado a assumir maior risco na equipa de Joe Mazzulla, técnico que já reconheceu que o português tem uma missão exigente para esta temporada.
"Não é fácil e nós vamos ser duros com o Neemias. Estou ansioso por treiná-lo durante todo o ano, mas, como já lhe disse, ‘foi para isto que trabalhaste a vida inteira, para teres a possibilidade de ser titular dos Celtics'", disse, após o final da pré-época.
Para já, a avaliação individual é positiva, mas caso os Celtics continuem a sentir dificuldades esta temporada, o lugar de Neemias no cinco inicial pode estar em risco. Uma exibição convincente frente aos Pelicans, de Zion Williamson, seria um bom passo rumo à afirmação.
