Thomas não começa um jogo na NBA desde que estava nos Los Angeles Lakers durante a temporada 2021/22. Ele participou em seis jogos com os Phoenix Suns na última temporada, que jogou em 2023/24, e não jogou durante a temporada 2022/23.
A carreira de Thomas tem sido interessante. O base tornou-se o primeiro jogador na história da NBA a ser escolhido na última escolha do Draft da NBA a ser premiado com a honra de Rookie of the Month, depois de ter uma média de 12,2 pontos e 4,4 assistências por jogo em fevereiro de 2012. Mas o mais impressionante é que o fez duas vezes, novamente em abril de 2012.
Thomas foi depois eleito para a Segunda Equipa da All-NBA no final da época. Passou rapidamente para os Celtics, onde se tornou uma estrela da liga, com médias de 19,0, 22,2 e 28,9 pontos por jogo em cada um dos três anos em que esteve na equipa, terminando em quinto lugar na votação para MVP após a época de 2016/17.
Infelizmente, a carreira de Thomas também foi marcada por lesões. Depois da lesão na anca que sofreu na sua última época em Boston, perdendo a pós-temporada, a sua carreira nunca mais voltou à forma.
Na temporada seguinte, ele teve uma média de 15,2 pontos por jogo com os Cavaliers, depois que os Celtics o negociaram - e foi aí que a queda livre de sua carreira começou. Mas agora, o veterano está mais motivado do que nunca.
Se os Jazz assinarem um contrato com Thomas na NBA, será a sua 11.ª equipa em 13 temporadas. Para já, tem de provar o valor nos Salt Lake City Stars.