Dame Sarr tinha conseguido entrar na rotação da equipa principal devido às muitas ausências que o Barcelona tem sofrido esta época. Mas, unilateralmente, sem autorização nem respeito pelo seu contrato, pouco antes de um Clássico decisivo contra o Real Madrid, decidiu sair para participar no Nike Hoops Sumit, um torneio de exibição realizado nos Estados Unidos que permite a jovens promissores apresentarem-se às franquias da NBA.
É claro que Sarr não tremeu quando se tratou de escolher a carreira em vez da equipa. E no Barça soou como uma buzina depois de ter investido nele e lhe ter dado a oportunidade de jogar a nível profissional. Duas semanas depois, chegou-se a um acordo: o base não voltará ao clube durante o resto da época, para se poder concentrar no seu objetivo de dar o salto para a NBA.
No acordo para permitir esta saída, o clube catalão mantém alguns direitos para o caso de o jogador decidir regressar à Europa no futuro. Algo que não parece provável que aconteça a curto prazo, já que a intenção de Sarr é ficar na América, possivelmente numa universidade.
Dame Sarr disputou 12 jogos na liga ACB com médias de 5,8 pontos e 1,7 ressaltos em 12,8 minutos. Médias que baixaram bastante na Euroliga, onde disputou 15 jogos com 5,2 minutos de média, nos quais marcou 1,8 pontos e 0,7 ressaltos.