A estrela do basquetebol Kyrie Irving, campeão olímpico com a equipa dos EUA no Rio, quer jogar pela Austrália nos Jogos de verão de 2028, em Los Angeles. O base dos Dallas Mavericks disse aos representantes da imprensa americana que tem "muita papelada" pela frente: "estou a tentar descobrir qual é a melhor maneira de ser elegível".
A mudança de país tem de ser aprovada pela FIBA e pelas federações nacionais dos EUA e da Austrália. "Estou apenas a tentar fazer o que é melhor para mim", disse Irving. "Se eu pudesse ser australiano em algum momento da minha carreira e jogar pela equipa australiana, isso seria ótimo." O jogador de 32 anos nasceu em Melbourne, na Austrália, mas mudou-se para os EUA com a família quando ainda era criança. Irving tem os dois passaportes.
Se a transferência para os Boomers der certo, o nove vezes All-Star da NBA terá 36 anos na altura dos próximos Jogos Olímpicos. Irving não fez parte da equipa olímpica dos Estados Unidos da América em 2021 e 2024. Ele ganhou o ouro no Brasil em 2016.