Fernandez, que esta época se tornou o primeiro espanhol a ser treinador principal na NBA, estava a conciliar as suas funções com as de treinador da equipa nacional canadiana, que conta com estrelas como Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Jamal Murray (Denver Nuggets).
Depois de o jovem treinador ter assumido o comando em 2023, o Canadá conquistou nesse mesmo ano a medalha de bronze no Campeonato do Mundo disputado no Japão, Indonésia e Filipinas, derrotando os Estados Unidos no jogo do terceiro lugar.
A equipa norte-americana também alcançou a sua primeira qualificação olímpica em 24 anos, chegando aos quartos de final dos Jogos de Paris-2024.
"Após uma análise cuidadosa, tomei a difícil decisão de abandonar o meu cargo", afirmou num comunicado divulgado pela federação canadiana de basquetebol.
"Depois de vários verões fora, sinto a necessidade de dar prioridade à procura de equilíbrio com a minha família e também acredito que é minha responsabilidade passar a época baixa com os jogadores e treinadores aqui em Brooklyn", acrescentou.
"Estou incrivelmente orgulhoso por ter representado o Canadá num Campeonato do Mundo e nos Jogos Olímpicos com este grupo muito especial", sublinhou o jogador de 42 anos.
A federação canadiana vai agora iniciar a procura de um novo treinador principal para o período que antecede os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.