Mais

Basquetebol: Jokic reclama a coroa de "rei do triplo-duplo" com um arranque espetacular

Nikola Jokic brilha em Denver
Nikola Jokic brilha em DenverC. MORGAN ENGEL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O sérvio igualou o melhor início da história nesse aspeto, registando dois dígitos em três categorias estatísticas em cada um dos quatro primeiros jogos da época.

A NBA está numa era em que os recordes são batidos praticamente todos os dias graças aos melhores jogadores do planeta. No entanto, há algumas marcas que não são demasiado fáceis de superar e estão reservadas a um grupo restrito.

Um desses homens que parecem tocados por uma varinha mágica é o poste dos Denver Nuggets Nikola Jokic, que já conquistou três prémios MVP e destila espetáculo sempre que a bola passa pelas suas mãos. Dono de uma qualidade superlativa, o sérvio revelou-se há muito como um especialista em acumular triplos-duplos.

O Joker já é o 3.º na classificação histórica com 168 triplos-duplos na fase regular, apenas atrás de Russell Westbrook (203) e Oscar Robertson (181), mas ao ritmo que vai, provavelmente deixará essas duas lendas bem para trás em pouco tempo.

E é que, enquanto o ex-Thunder precisou de 1.242 jogos para chegar a essa marca e o ex-Bucks de 1.040 partidas, a estrela dos Nuggets tem apenas 749 jogos.

Contribuem para esse feito coisas como começar uma época com quatro triplos-duplos consecutivos nos quatro primeiros jogos, como confirmou contra os Pelicans, com 21 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências. Assim, igualou uma marca que só Westbrook tinha alcançado, na época 2020/21.

Se somar o quinto no próximo sábado (2:00) frente aos Portland Trail Blazers, o sérvio selará um início inédito, mas o seu objetivo está mais acima, quer reclamar a coroa de "rei do triplo-duplo".