Mensah, de 27 anos e 2,10 metros de altura, impressiona pelos seus braços largos, que ultrapassam os 226 centímetros. Nathan Mensah nasceu em Accra, capital do Gana, e começou por jogar futebol. Aos 13 anos, começou a praticar basquetebol e começou logo a dar nas vistas nos torneios locais. Por isso, viajou para os Estados Unidos.
Começou por jogar no liceu na Prolific Prep, na Califórnia, e depois na Findlay Prep, no Nevada. Os seus progressos não passaram despercebidos, tendo-lhe sido atribuída uma bolsa de estudo pela famosa San Diego State. Na universidade, o africano foi eleito por duas vezes o melhor jogador defensivo da Conferência Mountain West e, em 2023, chegou às finais da NCAA. Fez 146 jogos na primeira divisão universitária, com uma média de 6,6 pontos, 6,2 ressaltos e 1,6 blocos.
Mensah não foi recrutado para a NBA, pelo que começou a sua carreira na G-League com os Greensboro Swarm, a equipa satélite dos Charlotte Hornets. Entretanto, a equipa ofereceu-lhe um contrato e Nathan Mensah participou em 25 jogos da NBA pelos Hornets.
O ganês também jogou pelos Austin Spurs na G-League antes de assinar com o Olympiakos Piraeus em dezembro passado. Jogou nove jogos pelos gregos, incluindo 2 na Euroliga. O poste acabou a época no Maccabi Tel Aviv, equipa com a qual se separou no final de junho.
Nathan Mensah é o quarto basquetebolista transferido pelo U-Banca Transilvania, depois de Iverson Molinar, Jeffery Taylor e Ben Altit.