A Rod Laver Arena, com capacidade para 15.000 espectadores, estará lotada nos dias 3 e 5 de outubro, quando as equipas do South East Melbourne Phoenix e do Melbourne United fizerem um teste. no que será um par de jogos de exibição que fará história.
Um elenco da NBA jogará em solo australiano pela primeira vez, já que os Pelicans, que estão na fila para a escolha número um do draft ainda este ano, levarão um elenco que pode incluir Zion Williamson, duas vezes All-Star da NBA, além de outros nomes conhecidos como Dejounte Murray, CJ McCollum e, potencialmente, a sua melhor escolha do draft.
As exibições entre as ligas da NBL e da NBA não são novidade, com as equipas da NBL a enviar regularmente equipas para os Estados Unidos para participarem da pré-temporada da NBA, mas esta será a primeira vez que uma franquia da NBA retribui o gesto de ir até lá.
O presidente do New Orleans Pelicans, Dennis Lauscha, descreveu a série de dois jogos de exibição como "apenas o começo do que esperamos que seja uma ligação duradoura entre os Pelicans e a comunidade do basquetebol na Austrália", dando a entender que talvez a cidade possa um dia realizar uma ambição de décadas de sediar um jogo da NBA.
O estratega principal da NBA Ásia-Pacífico, Rajah Chaudhry, saudou o próximo evento como "uma celebração do basquetebol (que) também servirá de catalisador para o crescimento contínuo do jogo na Austrália".
Em declarações ao Herald Sun, Andrew Gaze, lenda do basquetebol australiano, considerou o anúncio "incrível".
"Ver a viagem que a NBL fez - desde jogar no estádio Albert Park até agora no maior palco contra uma equipa da NBA na Austrália - é absolutamente espantoso e mostra como a liga é respeitada a nível mundial. Receber uma equipa da NBA na Austrália tem sido um sonho de longa data para todos... Estou muito orgulhoso de ver o quão longe o nosso desporto chegou", assumiu.
A notícia surgiu não só dias depois de o co-CEO da BIG3, Ice Cube, ter confirmado que a oitava temporada da sua competição 3x3 trará a sua primeira exibição internacional para a Austrália, mas também na sequência da confirmação, em fevereiro, de que Melbourne acolherá a primeira temporada regular da NFL em solo australiano em 2026, enquanto outra ronda de jogos da pré-época da NHL está também em preparação para 2025/26.
Espera-se que a série seja anunciada oficialmente já esta terça-feira, com detalhes sobre a venda de ingressos a serem divulgados logo em seguida.