Mais

Basquetebol: Nowitzki regressa à NBA como comentador

Dirk Nowitzki volta a gostar de basquetebol
Dirk Nowitzki volta a gostar de basquetebolČTK / imago stock&people / Marc John

Dirk Nowitzki estava farto do basquetebol. Imediatamente após a sua despedida glamorosa dos palcos da NBA, só restou a mulher Jessica e os três filhos com quem a estrela alemã explorou o mundo. "Quando viajava, não via os resultados, nem mesmo dos jogos dos Mavs", dizia: "Tinha de me afastar daquilo". Mas agora está de volta como comentador televisivo.

Nos primeiros dois anos após a sua reforma em 2019, Nowitzki disse ao "The Stein Line" que não assistiu a nenhum jogo da NBA. Em vez disso, a família descobriu as raízes da esposa de Nowitzki na Suécia e no Quénia e visitou a sua terra natal alemã."Foram dois anos divertidos", disse o campeão da NBA de 2011:"Mas também acho que o interesse pelo basquetebol voltou a crescer de ano para ano."

Agora, "o loiro alto" está a fazer o seu regresso perante uma audiência de milhões de pessoas. Quando Nowitzki analisar os jogos da NBA no Prime Video a partir da temporada 2025/26 e também puder ser visto lá na Alemanha, uma nova carreira começará para o jogador de 46 anos. Há muito que se especula sobre o caminho que Nowitzki irá seguir no futuro. Perguntas sobre uma carreira de treinador surgiram com frequência, seu companheiro Steve Nash uma vez até queria que Nowitzki fosse adjunto do Brooklyn Nets.

Mas Nowitzki cancelou. Na altura, não estava preparado para regressar às arenas da NBA apenas um ano após a sua carreira ativa. Em vez disso, ele aproveitou a vida com sua família, cuidou de projetos sociais e participou no Mundial-2023 ou nas Olimpíadas de Paris - mas manteve um perfil discreto, inclusive como conselheiro dos Mavs, o que tem sido desde 2021.

Afinal de contas, 20 anos de basquetebol na roda do hamster da NBA tinham tido o seu preço. Nowitzki tinha quase 41 anos quando se reformou, e o seu corpo já tinha vindo a causar problemas crescentes na época anterior à sua reforma. Depois de um campeonato da NBA, do título de MVP de 2007 e de 14 presenças no All-Star Game, tinha chegado a altura de se retirar. "Estava ficando cada vez mais difícil manter o ritmo, e eu sentia que não tinha mais graça, o que eu tinha que passar só para acabar jogando", disse Nowitzki.

Mas a diversão já voltou há muito tempo. Ele agora assiste a todos os jogos do Dallas quando pode, disse Nowitzki, que até jogou junto com o alemão Maximilian Kleber e a superestrela Luka Doncic."Os meus filhos também estão a começar a ver mais e a ficar entusiasmados com a NBA", disse Nowitzki, "por isso é natural que eu me sente com eles e veja ainda mais". E em breve os filhos poderão maravilhar-se com o pai na televisão novamente. Desta vez, de fato em vez de uma camisola dos Mavs.