Mais

Basquetebol: Presidente da Federação Italiana admite vontade de ter NBA na Europa

Simone Fontecchio, dos Detroit Pistons, é o único italiano atualmente na NBA
Simone Fontecchio, dos Detroit Pistons, é o único italiano atualmente na NBAADAM GLANZMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O presidente da federação italiana de basquetebol assegurou que, com o projeto anunciado pelo comissário da NBA, Adam Silver, de criar uma liga afiliada à própria NBA na Europa, "ganharíamos a popularidade do basquetebol, ganharíamos a imagem, ganharíamos o seguimento que pode ter em Espanha, em França, na Grécia e em Itália".

"Sou obviamente a favor". Gianni Petrucci não tem dúvidas: o projeto anunciado pelo comissário da NBA, Adam Silver, de criar uma liga afiliada à própria NBA na Europa deve contar também com a participação da Itália.

Entrevistado pela redação de desporto do Gr Rai, o presidente da Federbasket explica que"a NBA é o sonho de todo o mundo. Quando um monumento como a NBA se move, é evidente que uma federação não pode estar contra, nem sequer teria força para o impedir. No papel é fascinante, vamos ver quando começa. Ganharia a popularidade do basquetebol, ganharia a sua imagem, ganharia os seguidores que pode ter em Espanha, em França, na Grécia e em Itália".

"A fantasia nunca é quando se quer alguma coisa", concluiu Petrucci ao Gr Rai. "Milão é um monumento, tal como Armani e toda a sua equipa. Roma é a capital de Itália, é conhecida em todo o mundo. Atualmente, há duas equipas nas ligas inferiores que estão a funcionar bem, o Luiss e o Virtus Roma. Além disso, há sempre rumores de possíveis compradores. Seria realmente um sonho bonito ver Milão e Roma".