"A grande novidade é, naturalmente, a chegada ao banco de Tony Parker, que guiará a geração de 2009, 5.ª classificada no EuroBasket de Sub-16, até ao Campeonato do Mundo de Sub-17 na Turquia, no próximo ano", escreveu a FFBB num comunicado de imprensa que publica a lista de treinadores das selecções francesas de jovens masculinas e femininas (Sub-15 a Sub-20).
O antigo base de 43 anos, que jogou 181 vezes pela seleção francesa entre 2000 e 2016, vai estrear-se como treinador pouco mais de seis anos depois de ter terminado a carreira de jogador nos Charlotte Hornets.
O primeiro grande compromisso da antiga estrela dos San Antonio Spurs, que está atualmente a tirar as suas qualificações, será no próximo ano, na Turquia, de 27 de junho a 5 de julho, em Istambul, para o Campeonato do Mundo de Sub-17.
Em entrevista ao L'Équipe, na sexta-feira, Parker disse que estava ansioso por vestir o seu novo equipamento, especialmente no período que antecedeu o Campeonato do Mundo.
"Há dois anos que penso em ser treinador e tenho dito a mim próprio que este é o próximo passo... Falei muito sobre esta nova carreira com o meu pai, que morreu há apenas um mês", disse ao diário desportivo.
"Candidatei-me ao lugar de treinador da equipa francesa de sub-17. Agora tenho de me afirmar, tenho de provar o meu valor e tenho de ter sucesso", acrescentou Tony Parker, sublinhando: "No próximo ano há um Campeonato do Mundo e é sempre um sonho jogar contra os Estados Unidos. Nunca joguei num Campeonato do Mundo, por isso achei que era um desafio excitante".
