A equipa da semana
Os New York Knicks destacam-se esta semana, graças à conquista da Taça da NBA.
Depois de vencerem as meias-finais frente ao Orlando Magic, OG Anunoby foi a grande figura da final, ao apontar 28 pontos, levando os Knicks a um triunfo por 124-113 frente aos San Antonio Spurs, conquistando assim a Taça da NBA pela primeira vez.
Foi também o seu primeiro título em 52 anos, desde que venceram o campeonato. Naturalmente, apesar de ficarem satisfeitos por levantarem um troféu, o grande objetivo passa por voos mais altos e chegar às Finais da NBA este verão.
Os Knicks apresentam-se em excelente forma e são favoritos a sair da Conferência Este. Depois de um início de época algo lento, a equipa encontrou o seu ritmo e venceu 12 dos últimos 14 jogos, ocupando agora o segundo lugar da divisão.
Desilusão da semana
Apesar das grandes expectativas no arranque da época, a temporada tem sido bastante complicada para os Atlanta Hawks.
Com a principal estrela Trae Young a debater-se com lesões, Kristaps Porzingis ausente de forma recorrente, e Zaccharie Risacher longe do seu melhor, os Hawks apresentam um registo de 15-15, ocupando a nona posição.
Atlanta somou três derrotas consecutivas esta semana, frente aos Charlotte Hornets, San Antonio Spurs e Chicago Bulls. O desaire frente a estes últimos foi um autêntico espetáculo, com uns impressionantes 302 pontos marcados, terminando com o triunfo dos Bulls por 152-150.
Ainda assim, continuam a ter margem para inverter o rumo, sobretudo agora que Young regressou após lesão.
Jogador da semana
A estrela dos Detroit Pistons, Cade Cunningham, continua a evoluir e a afirmar-se como um dos melhores jogadores da Liga.
Nos três jogos desta semana, Cunningham somou 32 pontos e 10 assistências na vitória frente aos Boston Celtics, 29 pontos, 10 ressaltos e nove assistências na derrota após prolongamento diante dos Dallas Mavericks, e 22 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências na goleada sobre os Charlotte Hornets.
Os Pistons ocupam atualmente o topo da Conferência Este, e o base de 24 anos é um dos grandes responsáveis por isso. Está com uma média de 9,2 assistências por jogo esta época, apenas atrás de Nikola Jokic (10,7).
Ação da semana
Depois de ocuparem o último lugar da Conferência Oeste antes do jogo, os Sacramento Kings conseguiram uma vitória fundamental frente aos Houston Rockets, com Dennis Schroder a decidir o encontro com um lançamento vitorioso no prolongamento.
A história da semana
Apesar dos Dallas Mavericks terem perdido por 140-133 frente ao Utah Jazz na semana passada, Cooper Flagg teve motivos para festejar, ao tornar-se o jogador mais jovem de sempre na história da NBA a marcar mais de 40 pontos.
O extraordinário rookie somou 42 pontos, batendo o recorde de LeBron James, que já durava há 22 anos.
"Obviamente, não vencemos. Por isso, é difícil para mim sentir-me feliz ou algo do género", afirmou Flagg. "Mas, claro, é um feito".
Flagg atravessa um momento de forma irresistível numa equipa de Dallas que praticamente já deitou a toalha ao chão nesta época. Não há muitos motivos para sorrir, mas este talento geracional é, sem dúvida, um deles.
