NBA: Raptors nos quartos de final da Taça (140-110), Neemias com duplo-duplo na derrota dos Celtics (105-113)

Os Raptors realizaram um grande jogo
Os Raptors realizaram um grande jogoMert Alper Dervis / ANADOLU / Anadolu via AFP

Com um pleno de três vitórias, os Toronto Raptors asseguraram esta sexta-feira o primeiro bilhete para os quartos de final da Taça NBA, enquanto os Indiana Pacers, os New Orleans Pelicans e os Utah Jazz foram eliminados. Neemias Queta esteve em bom plano diante dos Nets, mas não evitou a derrota dos Celtics.

Toronto Raptors 140-110 Washington Wizards

Os Raptors, uma equipa que não disputa os play-offs desde 2022, deram uma alegria muito aguardada aos seus adeptos ao garantirem a qualificação com uma vitória expressiva frente aos Washington Wizards.

A formação canadiana aproveitou assim o excelente momento de forma, somando 10 triunfos nos últimos 11 encontros.

Três dessas vitórias contaram para a fase de grupos da Taça NBA, o que lhes garantiu o primeiro bilhete para os quartos de final, agendados entre 9 e 10 de dezembro.

Os Raptors lideram o Grupo A da Conferência Este com um registo imaculado de 3-0.

Os extremos Brandon Ingram e RJ Barrett foram os principais protagonistas do ataque canadiano frente a Washington, ambos com 24 pontos.

Na fase regular, Toronto apresenta um registo de 11-5 e ocupa uma surpreendente segunda posição no Este, a 2,5 vitórias do líder Detroit Pistons, enquanto os Wizards são a equipa com pior desempenho da época, com 1-14.

Phoenix Suns 114-113 Minnesota Timberwolves

Os Minnesota Timberwolves eram a outra equipa que podia garantir a qualificação antecipada esta sexta-feira, mas deixaram escapar o bilhete ao perderem frente aos Phoenix Suns.

Anthony Edwards foi o melhor marcador dos Timberwolves, com 41 pontos, numa partida em que a equipa chegou a ter uma vantagem de oito pontos (113-105) a 50 segundos do fim.

Minnesota, que se apurava com uma vitória, viu os Suns anularem essa diferença graças a um lançamento decisivo do rookie Collin Gillespie a seis segundos do final.

Boston Celtics 105-113 Brooklyn Nets

Os Bostons Celtics continuam com vida muito complicada. Os comandados de Joe Mazzulla sofreram a segunda derrota em três jogos na Taça NBA e têm o apuramento no Grupo B muito complicado.

Desta feita, os Celtics perderam com os Brooklyn Nets, num jogo em que Neemias Queta esteve em bom plano. O poste português somou um duplo-duplo (16 pontos (quatro lançamentos falhados em 12) e 12 ressaltos (cinco ofensivos), sendo que foi o terceiro melhor pontuador da equipa, só atrás de Jaylen Brown (26 pontos) e Anfernee Simons (23 pontos). Juntou ainda três assistências e um desarme de lançamento, numa partida que acabou com cinco faltas.

Contas feitas, os Celtics estão em quarto lugar no Grupo B do Este, com uma vitória e duas derrotas. Recorde-se que nesta fase só passam os primeiros classificados dos três grupos, mais o melhor segundo. Detroit lidera o agrupamento de Boston com 2-0, seguido dos Magic, com o mesmo registo, as duas equipas em melhor posição para seguir em frente.

Pacers, Pelicans e Jazz estão de fora 

O lado negativo da noite foi a eliminação dos Indiana Pacers, atuais vice-campeões, condenados pelo triunfo de Toronto e pela sua própria derrota por 120-109 frente aos Cleveland Cavaliers.

Cinco meses depois de disputarem as Finais contra os Oklahoma City Thunder, os Pacers afundam-se no penúltimo lugar do Este, com um registo de 2-14, muito penalizados pela grave lesão do seu líder, Tyrese Haliburton.

Também os New Orleans Pelicans ficaram sem hipóteses de qualificação, numa época que tem sido das mais dececionantes para a franquia. Desta vez, o carrasco foi os Dallas Mavericks, que venceram por um apertado 118-115, num duelo emocionante entre dois rookies que foram colegas de equipa no secundário, na Montverde Academy. Cooper Flagg, número um do último Draft, estabeleceu o seu recorde de pontos com 29 para os Mavericks, enquanto Derik Queen também viveu a sua melhor noite na NBA, com 20 pontos e 11 assistências ao serviço dos Pelicans.

Os Utah Jazz também se despediram da Taça ao perderem frente aos Thunder por 144-112.

Aos atuais campeões custou a entrar no jogo e permitiram que o Utah chegasse a uma vantagem de 18 pontos, antes de darem a volta ao resultado com uma reação avassaladora liderada por Shai Gilgeous-Alexander (31 pontos).

A jornada ficou ainda marcada por um duelo emocionante entre dois fortes candidatos do Oeste, os Denver Nuggets e os Houston Rockets. Os Nuggets triunfaram fora de casa por 112-109, com Nikola Jokic em destaque, ficando a uma assistência de mais um triplo-duplo.

O poste sérvio somou 34 pontos, 10 ressaltos e 9 assistências numa noite em que o seu colega Aaron Gordon abandonou o campo devido a uma lesão muscular logo no primeiro quarto.

Do lado dos anfitriões, o melhor marcador foi o suplente Reed Sheppard, com 27 pontos, 20 dos quais na primeira parte, período em que liderou uma recuperação de 13 pontos dos Rockets. Kevin Durant, por sua vez, teve uma noite discreta, com apenas 13 pontos.

Denver, com um registo de 12-3, manteve a segunda posição do Oeste, apenas atrás dos Thunder, enquanto os Rockets foram ultrapassados pelos Los Angeles Lakers e pelos San Antonio Spurs.