Mais

Síntese NBA: Mavericks mostram por que são firmes candidatos ao título, Jokic continua a dominar

Kyrie e Luka são uma das duplas mais destrutivas da NBA
Kyrie e Luka são uma das duplas mais destrutivas da NBASam Hodde / Getty Images via AFP
Na rubrica semanal do Flashscore, damos uma breve vista de olhos aos grandes pontos de discussão dos últimos sete dias na NBA. Os Dallas Mavericks continuaram a mostrar uma forma incrível, enquanto Nikola Jokic continua a provar por que é fora deste mundo.

Equipa da semana

Os Dallas Mavericks estão nesta secção pela segunda semana consecutiva depois de amealharem quatro vitórias em quatro jogos, incluindo uma emocionante vitória por 121-116 sobre os Memphis Grizzlies, que valeu o apuramento para os quartos de final da NBA Cup.

Os Dallas estão numa série de sete triunfos seguidos, com 11 vitórias nos últimos 12 jogos. Uma equipa que muitos viam como uma das favoritas ao título está a voar agora, depois de um início de época lento, e com Luka Doncic de volta ao seu melhor depois de uma lesão, parecem formidáveis.

Kyrie Irving continua brilhante e parece muito bem instalado em Dallas, P.J. Washington tem sido um dos melhores defensas da liga esta época, enquanto jogadores de qualidade como Dereck Lively, Daniel Gafford, Quentin Grimes, Naji Marshall, Klay Thompson e Spencer Dinwiddie contribuem para um dos plantéis mais profundos de toda a liga.

Numa Conferência Oeste lotada, os Mavs estão atualmente em quarto lugar, mas da maneira que estão a jogar, é uma questão de tempo até escalarem algumas posições.

Desilusões da semana

Os últimos tempos têm sido difíceis para os Los Angeles Lakers e o seu treinador novato, JJ Redick. Com apenas três vitórias nos últimos dez jogos e três derrotas na última semana, os Lakers parecem agora apenas uma equipa de play-in, apesar de um início de campanha promissor.

O desaire por 41 pontos contra os Miami Heat foi humilhante, e outra derrota apertada no prolongamento contra os Atlanta Hawks também foi dolorosa. Defensivamente, têm problemas reais, sendo a quinta pior franquia da NBA nesse departamento, de acordo com as métricas.

Vão precisar de encontrar uma maneira de resolver essas deficiências rapidamente, caso contrário, esta pode ser mais uma temporada dececionante.

Jogador da semana

O que mais há para dizer sobre Nikola Jokic? Um talento geracional que parece estar cada vez melhor. Apesar de ser três vezes MVP da época regular, MVP das Finais e campeão da NBA, pode estar a fazer a melhor temporada até agora.

No sábado, Jokic registou um recorde de carreira de 56 pontos contra os Washington Wizards e, 24 horas mais tarde, continuou a boa forma com 48 pontos contra os Hawks.

Antes disso, somou teve triplos-duplos contra os Cleveland Cavaliers e os Los Angeles Clippers e marcou 38 pontos contra os Golden State Warriors.

Jokic tem uma média de 32,3 pontos, 13,6 ressaltos e 10,2 assistências este ano. É o segundo na liga em pontos, o primeiro em ressaltos e o segundo em assistências. São números surpreendentes, especialmente se tivermos em conta que os Denver Nuggets não estão nem perto da equipa que conquistou o título há dois anos, nem sequer da que chegou às meias-finais da Conferência Oeste no ano passado.

O melhor jogador do mundo, de longe.

Jogada da semana

Recentemente, a estrela dos Memphis Grizzlies, Ja Morant, conhecido pelo seu atletismo fora do comum, disse que iria afundar menos na tentativa de se proteger e se manter saudável.

Mas a jogada da semana desta semana é, de facto, de Ja, que produziu um afundanço invertido verdadeiramente incrível contra os campeões em título, os Boston Celtics, ajudando a equipa a conquistar uma grande vitória perante Neemias Queta e companhia.

História da semana

Chris Paul é um dos melhores bases de todos os tempos e, apesar de muitos o ridicularizarem por nunca ter vencido um campeonato, teve sem dúvida uma carreira digna de entrar para o hall da fama. E fez mais história no domingo.

Os San Antonio Spurs venceram os New Orleans Pelicans e, no processo, Chris Paul fez 10 assistências, passando para o segundo lugar no ranking de todos os tempos, com 12.099 assistências, à frente de Jason Kidd.

Um feito notável para um dos melhores bases da história, o único jogador à sua frente agora é John Stockton, que tem incríveis 15.806 assistências.

Siga a NBA com o Flashscore