Mais

Doncic para os Lakers e outras grandes mudanças da história da NBA

Doncic trocou os Dallas pelos Lakers
Doncic trocou os Dallas pelos LakersRON JENKINS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Na sequência da importante negociação entre os Los Angeles Lakers e os Dallas Mavericks, que trocaram as superestrelas Anthony Davis e Luka Doncic, eis uma retrospetiva de algumas das maiores transferências de jogadores na história da NBA.

Abdul-Jabbar para os Lakers

Depois de seis épocas e um título em Milwaukee, onde se sentia deslocado "social e culturalmente", Lew Alcindor, que se tornou Kareem Abdul-Jabbar depois de se converter ao Islão em 1968, saiu dos Bucks.

O poste de 28 anos, que já dominava a NBA com três dos seus seis prémios MVP (Jogador Mais Valioso), queria juntar-se aos New York Knicks, a sua cidade natal.

Acabou por ser trocado pelos Lakers por quatro jogadores e um prémio. Em 1979, juntou-se a "Magic" Johnson, com quem ganhou cinco títulos até 1989, forjando uma rivalidade lendária com os Celtics de Larry Bird e ajudando a estabelecer os Los Angeles Angels como o franchise mais popular da liga.

Barkley nos Suns

Charles Barkley, considerado na altura o segundo melhor jogador da liga, a seguir a Michael Jordan, terminou a sua oitava época com os Sixers em 1992 sem sequer ter chegado aos playoffs desse ano.

Inicialmente, o seu destino parecia ser os Lakers, mas os Sixers decidiram transferi-lo para Phoenix em troca de três jogadores, incluindo Jeff Hornacek.

Depois de terminar em primeiro lugar na Conferência Oeste, Barkley foi nomeado MVP, mas os Suns foram derrotados nas finais da NBA de 1993 pelos Bulls em 1993.

O'Neal para os Heat

O divórcio amargo de Shaquille O'Neal com os Lakers, que o enviaram para Miami em 2004, foi alimentado por vários fatores, a começar pela derrota nas finais contra os Detroit Pistons, pela qual foi responsabilizado.

O poste de 2,16 metros exigiu um salário exorbitante de 100 milhões de dólares durante três anos, que o proprietário dos Lakers, Jerry Buss, não estava disposto a pagar. Shaq também não tinha uma boa relação com a outra superestrela da equipa, Kobe Bryant.

Apesar de ter conquistado três títulos entre 2000 e 2002, O'Neal mudou-se para a Flórida em troca de três jogadores. Em 2006, o jogador levantou o primeiro troféu de campeão do Heat sob o comando do técnico Pat Riley.

Garnett para os Celtics

Depois de 12 épocas e oito campanhas de playoffs sem sucesso com os Timberwolves, Kevin Garnett procurou uma troca aos 31 anos para finalmente lutar por um anel de campeão.

Sonhando em jogar nos Lakers ao lado de Bryant, acabou por ser trocado por cinco jogadores dos Celtics e duas escolhas de primeira ronda, a maior oferta por um único jogador na história da liga.

Em Boston, ao lado de Paul Pierce e Ray Allen, Garnett conquistou o título de 2008 contra os Lakers de Bryant e Pau Gasol.

Harden para os Nets

Em janeiro de 2021, o astro do Houston Rockets, James Harden, foi para o Brooklyn como parte de uma troca envolvendo quatro franquias e outros seis jogadores.

O base formou um tridente devastador, mas breve, com Kevin Durant e Kyrie Irving , que foi eliminado por Milwaukee nos playoffs. A época seguinte começou com resultados medíocres e lutas internas, nomeadamente a recusa de Irving em vacinar-se contra a COVID-19. 12 meses após a sua chegada, Harden saiu para os Sixers em fevereiro de 2022.