Mais

Lenda da NBA Lenny Wilkens faleceu aos 88 anos

Lenny Wilkens partiu aos 88 anos
Lenny Wilkens partiu aos 88 anos J.P. MOCZULSKI / AFP

Lenny Wilkens, uma das grandes figuras da NBA e membro do Hall of Fame tanto como jogador como treinador, morreu aos 88 anos, informou a família este domingo.

Elegante base durante uma carreira de 15 anos como jogador, Wilkens foi nove vezes All-Star da NBA e liderou a Liga em assistências por duas ocasiões.

Desempenhou funções de jogador-treinador durante quatro temporadas, três nos Seattle SuperSonics e uma nos Portland Trail Blazers, antes de iniciar uma carreira de treinador a tempo inteiro que se tornaria lendária.

"Lenny Wilkens representou o melhor da NBA – como jogador do Hall of Fame, treinador do Hall of Fame e um dos embaixadores mais respeitados do basquetebol. Tanto assim que, há quatro anos, Lenny recebeu a distinção única de ser nomeado um dos 75 maiores jogadores e 15 maiores treinadores de sempre da Liga" afirmou o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado.

"Mas ainda mais impressionante do que os feitos de Lenny no basquetebol, que incluem duas medalhas de ouro olímpicas e um título da NBA, foi o seu compromisso com o serviço – especialmente na sua adorada comunidade de Seattle, onde existe uma estátua em sua homenagem."

"Influenciou a vida de inúmeros jovens, bem como de gerações de jogadores e treinadores que viam Lenny não só como um excelente colega ou treinador, mas também como um mentor extraordinário, que liderava com integridade e verdadeira classe."

Wilkens conduziu os SuperSonics ao único título da NBA em 1979 e também treinou os Trail Blazers, Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e New York Knicks numa carreira à beira do campo que se estendeu de 1969 a 2005.

Os seus 2 487 jogos como treinador constituem um recorde da NBA e as suas 1 332 vitórias colocam-no em terceiro lugar, atrás de Gregg Popovich e Don Nelson.

O próprio Wilkens ultrapassou Red Auerbach como treinador com mais vitórias na história da NBA em 1995, mas foi depois superado por Nelson, que soma 1 335, e por Popovich, que ultrapassou ambos com 1 388 triunfos.

Wilkens também conquistou o ouro olímpico como treinador da seleção masculina dos Estados Unidos em 1996.

Lenny Wilkens (meio à esquerda) a orientar a equipa masculina de basquetebol dos EUA nos Jogos Olímpicos de 1996
Lenny Wilkens (meio à esquerda) a orientar a equipa masculina de basquetebol dos EUA nos Jogos Olímpicos de 1996TIM ZIELENBACH / AFP

Wilkens é um dos apenas cinco homens a ser incluído no Hall of Fame como jogador e treinador, juntando-se a John Wooden, Bill Sharman, Tom Heinsohn e Bill Russell.

"Era um homem inacreditável. Verdadeiramente extraordinário," disse o treinador dos Golden State Warriors, Steve Kerr, que jogou mais de três temporadas sob o comando de Wilkens em Cleveland no início da sua carreira.

"O que mais recordo é a dignidade. Sabem, era uma pessoa de enorme dignidade e um líder notável, sempre com uma confiança tranquila" afirmou Kerr aos jornalistas antes do jogo dos Warriors contra os Indiana Pacers este domingo.