Mais

Mery Andrade faz história na NBA e integra equipa técnica dos Raptors

Mery Andrade era adjunta nos Birmingham Squadron
Mery Andrade era adjunta nos Birmingham SquadronFPB
A antiga internacional portuguesa vai trabalhar para a NBA. É apenas a quinta mulher a integrar uma equipa técnica na maior competição de basquetebol do mundo.

“Este é o realizar de parte de um sonho, algo que tem sido um objetivo desde que abracei a atividade de treinadora. No início queria treinar ao mais alto nível, mas depois percebi que esse patamar mais alto que queria conquistar era a NBA”, explicou à Federação Portuguesa de Basquetebol, revelando o processo de seleção: "Os Boston Celtics pediram permissão aos Pelicans para eu poder fazer a Summer League com eles porque estavam interessados em oferecer-me uma posição. Fiz a Summer League e no último dia os Toronto Raptors falaram comigo, tive uma entrevista com o treinador principal e com o general manager, e depois ficou decidido que iria integrar a equipa"

Recorde-se que Mery Andrade conta já com uma vasta experiência nos Estados Unidos. Enquanto jogadora atuou cinco temporadas na WNBA, ao serviço das Cleveland Rockers e Charlotte Sting. Enquanto treinadora integrou a equipa técnica dos Birmingham Squadron, conjunto da G-League afiliado aos New Orleans Pelicans.

Agora vai fazer parte do staff técnico de Darko Rajakovic. O sérvio é o 10.º treinador da história dos Raptors e vai arrancar a época 2023/24 como o sucessor de Nick Nurse.