“Em Portugal, brilhou pela formação da Quinta dos Lombos em 2013 e 2014, com duas Taças de Portugal e um campeonato no palmarés. A atual treinadora-adjunta dos Toronto Raptors, da Liga norte-americana masculina (NBA), cargo que ocupa desde 2023, deixou no nosso país e modalidade um legado memorável, com títulos nacionais e internacionais, com destaque para as cinco temporadas em que representou emblemas da Liga norte-americana feminina (WNBA)”, lê-se numa nota emitida no sítio oficial da FPB na Internet.
Mery Andrade, de 49 anos, foi a segunda portuguesa a competir na WNBA, após Ticha Penicheiro, ao representar as Cleveland Rockers (1999-2002) e as Charlotte Sting (2004).
Em setembro de 2023, quase uma década depois de ter terminado a carreira de jogadora, tornou-se a quinta mulher da história a integrar uma equipa técnica na NBA, passando a coadjuvar o sérvio Darko Rajaković nos canadianos Toronto Raptors, campeões em 2019.
Além da nomeação de Mery Andrade, nascida em Cabo Verde e irmã do ex-internacional luso Carlos Andrade, Armindo Pereira, presidente da associação de Setúbal há quase 40 anos, foi proposto para sócio de mérito da FPB, cuja AG aprovou a ata da última reunião magna, tal como o relatório e contas do exercício de 2024, com apenas duas abstenções.
O documento apresentou um resultado líquido negativo de 312 mil euros, numa melhoria face aos 370 mil euros registados em 2023, com o presidente do organismo, Manuel Fernandes, a enaltecer a subida do número de praticantes, que atinge os 31.500 e lança uma “tendência para haver desenvolvimento e aumento da massa crítica sustentável”.
“Falamos não só dos números do quadro humano, mas de todas as outras coisas. Demos um salto enorme e isto é trabalho de todos: treinadores, jogadores, dirigentes, associações e clubes. Não há cá varinhas de condão, tem de ser um trabalho coletivo e estamos a consegui-lo”, avaliou, elogiando ainda a presença de Portugal no próximo verão nas fases finais dos Europeus masculino, que já disputou em 1951, 2007 e 2011, e feminino, em estreia.