Memphis Grizzlies 125-134 Golden State Warriors
Curry, o melhor triplista da história da NBA, demonstrou mais uma vez as suas capacidades de longo alcance, acertando 12 das 20 tentativas de três pontos no FedExForum de Memphis. O desempenho deslumbrante do atirador de 37 anos ajudou os Warriors a ultrapassarem os Grizzlies e ficarem em quinto lugar na classificação da Conferência Oeste, aproximando-os de uma vaga automática nos playoffs.
Os Warriors melhoraram para 44-31, enquanto os Grizzlies caíram para o sexto lugar com um registo de 44-32. Os seis primeiros classificados do Oeste seguem claramente para os play-offs.
A obra-prima de Curry - o segundo jogo de 50 pontos da temporada e o 15.º da carreira - foi apoiada por um triplo do poste Draymond Green e 27 pontos de Jimmy Butler. Green terminou com 13 pontos, 10 ressaltos e 12 assistências.
O treinador dos Warriors, Steve Kerr, elogiou a exibição virtuosa de Curry, que deixou o Golden State no caminho certo para os play-offs.
"Tem 37 anos, é incrível", disse Kerr: "52 pontos com pessoas em cima dele durante todo o jogo. O condicionamento, a habilidade, a audácia, a crença, é incrível ver Steph a trabalhar. Não acredito que ele ainda esteja a fazer isto com esta idade. Mas ele esforçou-se e continua a fazê-lo."
O treinador interino dos Grizzlies, Tuomas Iisalo, que assumiu o comando da equipa na semana passada após o despedimento de Taylor Jenkins, foi igualmente efusivo em relação ao desempenho de Curry.
"É um espetáculo ver como ele joga", disse Iisalo, revelando que a equipa não conseguiu parar um ataque de Curry no primeiro período, que incluiu 19 pontos: "No primeiro período, tínhamos uma estratégia específica de não querer que ele fizesse triplos - e ele encontrou uma maneira de fazer isso de qualquer maneira. É muito difícil parar um jogador daquele calibre. Quando ele entra naquela zona, é muito difícil apanhá-lo. Estamos a falar do melhor atirador em movimento de todos os tempos."
Memphis, que chegou a estar 17 pontos atrás no primeiro período, lamentou a incapacidade de manter uma recuperação no segundo tempo, que o levou a abrir uma vantagem de quatro pontos a pouco menos de quatro minutos do fim. Ja Morant liderou a pontuação dos Grizzlies com 36 pontos, enquanto Jaren Jackson Jr. acrescentou 22.
"Todos estão a sofrer no balneário neste momento", disse Iisalo: "Dói muito quando se põe tudo em jogo e se fica um pouco aquém. Mas a vida é assim, o desporto é assim."
Giannis Antetokounmpo marcou 37 pontos quando os Milwaukee Bucks quebraram uma seqüência de quatro derrotas consecutivas com uma vitória por 133-123 sobre os Phoenix Suns.
Devin Booker marcou 39 pontos para Phoenix, mas não foi suficiente para evitar que os Suns caíssem para a quarta derrota consecutiva - uma mini crise no final da época que pôs em perigo as suas esperanças de play-off.
Os Suns estão agora em 11.º lugar no Oeste, com um registo de 35-41, atrás dos Sacramento Kings (36-39), que ocupam o 10.º lugar. As equipas entre o sétimo e o 10.º lugar na classificação de cada a conferência avançam para um torneio de play-in de quatro equipas que determina as duas últimas vagas nos play-offs.
Os Indiana Pacers foram a mais recente equipa a garantir o seu lugar nos play-offs, depois de os Atlanta Hawks terem sido derrotados em casa pelos Portland Trail Blazers por 127-113.
Com o resultado, os Pacers, que estão em quarto lugar na Conferência Este com um recorde de 44-31, garantiram a classificação entre os seis primeiros.