Mais

NBA aguarda draft com surpresas na noite de Cooper Flagg

Cooper Flagg, em Nova Iorque, à espera de ser escolhido como número um no draft da NBA.
Cooper Flagg, em Nova Iorque, à espera de ser escolhido como número um no draft da NBA.Roy Rochlin / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Sem descanso após a coroação de domingo dos Oklahoma City Thunder, a NBA vira os olhos para a próxima época na madrugada de quinta-feira em Portugal com a cerimónia do draft, que promete movimentos inesperados após a escolha certa do número um Cooper Flagg.

A estrela da Universidade de Duke é a promessa que tem gerado mais expectativas na liga norte-americana desde a chegada do "unicórnio" francês Victor Wembanyama em 2023.

Flagg, um versátil power forward de 18 anos, lidera todas as probabilidades de ser selecionado em primeiro lugar pelos Dallas Mavericks, que assegurariam um novo talento geracional após a controversa troca de Luka Doncic para os Los Angeles Lakers.

Ao contrário de outros anos, não há dúvidas na NBA de que Flagg será o primeiro nome a ser chamado pelo comissário Adam Silver quando a cerimónia começar no Barclays Center em Brooklyn, Nova Iorque, às 20h00 locais (01:00 em Lisboa).

As 30 escolhas da primeira ronda serão concluídas nessa noite e as escolhas da segunda ronda na noite seguinte.

A presença de Flagg nesta classe levou muitos clubes a recorrerem ao tanking na época passada, ou seja, às medidas tomadas para perderem jogos e aumentarem as suas hipóteses num sorteio que, teoricamente, deveria favorecer as equipas menos cotadas.

Os Mavericks, com os seus adeptos revoltados com a troca do ídolo Doncic, foram os inesperados vencedores da lotaria, com apenas 1,8% de hipóteses.

Por isso, Flagg não vai começar a sua carreira na NBA numa equipa em reconstrução, como acontece com a maioria das estrelas universitárias, mas vai provavelmente juntar-se a um balneário com jogadores de topo que já ganharam campeonatos, como Anthony Davis, Kyrie Irving e Klay Thompson.

"Vai ser inacreditável. Ele vai ter o privilégio, que eu não tive, de vir para uma equipa estabelecida", disse LeBron James, líder dos Lakers, no último episódio do seu podcast Mind the Game.

Mercado em movimento

Eleito por unanimidade o melhor jogador universitário da época, Flagg teve uma média de 19,2 pontos, 7,5 ressaltos, 4,2 assistências, 1,4 roubos de bola e 1,4 blocos por jogo pelos Blue Devils, que chegaram às meias-finais do torneio nacional.

"Pessoalmente, acho que quer ser um grande jogador. Ele pode fazer tantas coisas diferentes na quadra, com e sem a bola. O seu lançamento de meia distância está cada vez melhor e tem um físico inacreditável", disse King James.

Por seu lado, o poste de 2,06m tenta manter os pés no chão em meio à enxurrada de elogios de jogadores e especialistas.

"Não encaro nada como pressão. Não estou preocupado em corresponder às expectativas de alguns jogadores ou coisas do género", disse o próprio Flagg na conferência de imprensa de terça-feira.

Depois de Flagg, os especialistas também presumem que os San Antonio Spurs vão escolher o base Dylan Harper (Rutgers) para reforçar o seu jovem núcleo à volta de Wembanyama.

A incerteza começa com a decisão dos Philadelphia 76ers em terceiro lugar, depois de Ace Bailey (Rutgers) aparentemente se ter recusado a ser testado em treinos privados.

Para além dos nomes que Silver for anunciando, as atenções vão também estar centradas na possível utilização das escolhas para outros negócios.

Os Houston Rockets, por exemplo, concordaram no domingo em incluir a sua 10.ª escolha no pacote enviado aos Phoenix Suns para a contratação de Kevin Durant, de 36 anos.

O mercado de trocas continuou a aquecer na contagem decrescente para o sorteio. Os Boston Celtics enviaram o veterano base Jrue Holiday para os Portland Trail Blazers na segunda-feira, em troca do base Anfernee Simons e duas escolhas de segunda ronda, informou a ESPN.

O sorteio também deve marcar o limite para negociações maiores na offseason com muitas franquias em necessidade e estrelas não realizadas, como Giannis Antetokounmpo (Bucks), Zion Williamson (Pelicans) e Trae Young (Hawks).