Mais

NBA: All-Star aos 21 anos, Wembanyama sonha mais alto

Wembanyama em ação
Wembanyama em açãoGREG FIUME/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
O francês estreia-se este domingo no grande desfile de estrelas da liga norte-americana de basquetebol. Um marco para o jovem de 21 anos no caminho para o topo que o destino parece ter desenhado para ele

Na sua segunda época na liga norte-americana, o jogador dos San Antonio Spurs é um dos jogadores mais devastadores da NBA. "É inacreditável ver onde ele está", disse o compatriota Zaccharie Risacher, que também esteve em São Francisco neste fim de semana para participar do jogo das Rising Stars.

Victor Wembanyama também é o favorito das casas de apostas para o título de melhor defesa do campeonato, com a melhor média de desarmes de lançamento num quarto de século. "Ele vai ser um dos grandes", disse o ex-jogador Scottie Pippen ao podcast PBD.

Para seguir os passos das lendas da liga, no entanto, o francês precisa conseguir ganhar um título, o que não parece fácil com os Spurs. Embora a equipa texana já tenha a garantia de fazer melhor do que na época passada (22 vitórias), neste momento está fora da zona de play-off.

No entanto, há quem considere que a recente chegada do base de Sacramento, De'Aaron Fox, é a última peça essencial para tornar os Spurs competitivos. "Eles têm o seu núcleo, com sete jogadores-chave com menos de 25 anos", disse Draymond Green, dos Warriors, em seu podcast.

Como demonstrou durante a recente visita dos Spurs a Paris, Wembanyama adaptou-se ao novo estatuto com uma facilidade impressionante, já que jogava no Levallois há apenas dois anos.

"Ele assumiu o papel de embaixador da liga muito além dos Estados Unidos", disse o número dois da NBA, Mark Tatum: "É uma superestrela mundial. Aos 21 anos, é o terceiro jogador mais seguido (nas redes sociais) depois de LeBron James e Steph Curry."

Esta época, de acordo com os dados publicados pela NBA, a sua camisola é a quinta mais vendida, à frente de Nikola Jokic, Giannis Antetokounmpo e Joel Embid, que entre eles ganharam os últimos seis prémios de melhor jogador da liga.

Com o tempo, "poderá tornar-se um dos desportistas mais bem pagos do mundo" com os seus contratos publicitários, segundo Sonny Vaccaro, que assinou contratos com a Nike para Michael Jordan e com a Adidas para Kobe Bryant. "Com o seu carisma, venderá muitos ténis e muitas camisolas. Se não cometer nenhum erro grave, nada o vai parar".