Mais

NBA: Aproxima-se a tão esperada estreia de Victor Wembanyama

Aproxima-se o dia em que todo o mundo do desporto verá Victor Wembanyame em ação
Aproxima-se o dia em que todo o mundo do desporto verá Victor Wembanyame em açãoAFP
Os adeptos da NBA já leram centenas de artigos sobre ele e viram bastantes vídeos. Os interessados do basquetebol conhecem o seu nome e as grandes expectativas que lhe estão associadas, e aqueles que não frequentam os courts vão em breve conhecer as suas grandes capacidades e reconhecer o seu rosto. À vossa frente está Victor Wembanyama.

Os olheiros das melhores equipas de basquetebol do mundo já tinham este nome escrito nos seus cadernos há uns bons anos, apesar de ele ter apenas 19 anos. Durante muitos meses, pôde sentir os olhos de quase todo o mundo do basquetebol sobre ele. Já na noite de quarta para quinta-feira, Wembanyama vai jogar o primeiro jogo da sua carreira na NBA.

Os melhores jovens jogadores de basquetebol do mundo são seleccionados para a melhor liga do mundo através do draft. Para ter prioridade nesta seleção, é preciso ganhar a lotaria do sorteio. Esta conta com as piores equipas da NBA, de forma a nivelar o campo de jogo e garantir o seu direito a uma potencial grande estrela. Na época passada, havia muitas equipas a disputar o título de "pior" - os San Antonio Spurs, os Detroit Pistons, os Charlotte Hornets ou os Houston Rockets. Todos sabiam que o prémio para tal feito era especial.

A 16 de maio, numa cerimónia transmitida em direto pela televisão, o número mais elevado do draft foi atribuído a uma equipa de San Antonio. O ativista que a representava no palco não conseguia conter a sua alegria, os adeptos da cidade foram ao rubro, a celebração assemelhou-se a uma vitória numa competição importante. Todos nos Spurs compreenderam que em breve poderiam escolher Wembanyama no sorteio.

Algumas semanas mais tarde, não houve surpresa, e os Spurs "reclamaram o seu prémio". A partir desse dia, ficou claro que ninguém lhes iria tirar a sua joia, que tem um aspeto absolutamente único. Wembanyama não pode ser comparado a nenhum antigo jogador de basquetebol, não pode ser chamado de "o outro" porque é único. Ninguém esconde que o francês tem a possibilidade de se tornar o melhor jogador de basquetebol da história da modalidade e que ainda não jogou um único jogo na NBA.

As imagens das suas actuações no campeonato francês, onde passou a última época, são muito populares na Internet. Wembanyama faz verdadeiros milagres no campo que nunca ninguém viu. Parece saído de um jogo de computador, em que o jogador quer criar o melhor basquetebolista possível e dá-lhe valores máximos em todas as categorias.

Comecemos sua altura - de acordo com várias medições, mede entre 221 e 226 cm. De acordo com a oficial, o índice é de 224 cm. No entanto, não é musculado, muito longe de Shaquille O'Neal ou Yao Ming. Antes do recrutamento, pesava apenas 95 kg, mas durante o verão trabalhou o seu físico e agora pesa 105 kg. No entanto, isto dá-lhe uma capacidade gímnica incrível.

A NBA conhece casos de jogadores tão altos, mas estes eram geralmente lentos e com opções muito limitadas. O seu jogo começava e acabava debaixo do cesto, onde tinham dificuldade em pegar na bola no seu meio-campo e avançar com ela controlada. Não estamos a falar de lançamento, mas simplesmente de colocar a bola no cesto suspenso a uma altura de três metros e cinco centímetros.

Neste aspeto, porém, Wembanyama é um fenómeno absoluto. Dribla de forma brilhante, fica com a bola, lança à distância de uma altura inatingível para os jogadores que tentam bloquear e é capaz de passar por baixo do cesto em três passos, partindo da linha dos três pontos. Para além disso, na defesa, desarma as tentativas dos rivais que não conseguem lidar com o seu alcance. É um ciborgue do basquetebol que pode fazer quase tudo em campo e tudo lhe parece incrivelmente fácil.

O francês conseguiu participar em quatro jogos de pré-época dos Spurs. É bem sabido como é o período de preparação - os jogos não têm qualquer interesse e os jogadores não correm o risco de se lesionarem, apenas querem entrar lentamente no ritmo certo, sentir o campo e aquecer os pulsos.

Entretanto, Wembanyama já conseguiu mostrar acções que muitos jogadores da NBA nunca realizaram, apesar de jogarem nesta liga há muitos anos. O imponente jogador do San Antonio desarmou com uma facilidade infantil um lançamento de três pontos de Andrew Wiggins, que tinha certeza de que tinha espaço suficiente para a tentativa. Entrando com a bola no campo do rival, deixou-a passar por entre as pernas de Reggie Bullock e continuou a ação. Para além disso, devolveu a bola a um colega que estava no canto, estando debaixo do cesto no ar e de costas para ele.

As imagens das suas jogadas parecem ter sido geradas por inteligência artificial, e ele só jogou alguns jogos de treino.

No segundo dia da época, os Spurs vão jogar o primeiro jogo da competição deste ano contra os Dallas Mavericks. Apesar de ser apenas um dos muitos jogos da NBA do dia, não há dúvida de que as repetições circularão por todo o mundo desportivo, pois, afinal, será a grande estreia de Wembanyama na NBA. Os treinadores dos Mavericks já estão a utilizar ferramentas especiais de extensão de braços nos treinos para sensibilizar os jogadores para o alcance sem precedentes do seu rival mais próximo. Podem esperar dele o inesperado.