Mais

NBA arranca com número recorde de jogadores internacionais

A estrela canadiana do Oklahoma City Thunder, Shai Gilgeous-Alexander, ergue o Troféu de Campeão Larry O'Brien
A estrela canadiana do Oklahoma City Thunder, Shai Gilgeous-Alexander, ergue o Troféu de Campeão Larry O'BrienAlonzo Adams-Imagn Images/File Photo

Um recorde de 135 jogadores nascidos fora dos Estados Unidos integraram os plantéis das equipas da National Basketball Association (NBA) na noite de abertura, anunciou a NBA esta terça-feira, com 43 países representados em seis continentes. Portugal está representado

A temporada 2025/26 da NBA arranca esta terça-feira, assinalando o 12.º ano consecutivo em que os plantéis de abertura da Liga norte-americana contam com pelo menos 100 jogadores internacionais. O recorde anterior de jogadores internacionais era de 125, marca atingida no início da época 2023/24.

Pelo 12.º ano seguido, o Canadá é o país mais representado fora dos Estados Unidos, com 23 jogadores, grupo liderado por Shai Gilgeous-Alexander, que conduziu o Oklahoma City Thunder ao título da NBA em junho.

O poste dos Denver Nuggets Nikola Jokic é uma superestrela da NBA
O poste dos Denver Nuggets Nikola Jokic é uma superestrela da NBAChristopher Hanewinckel-Imagn Images

França, Austrália e Alemanha partilham a segunda posição entre os países mais representados fora dos EUA, com sete jogadores cada, seguidos pela Sérvia (6).

Os Atlanta Hawks contam com 10 jogadores internacionais, igualando o recorde, enquanto os Portland Trail Blazers e Golden State Warriors apresentam sete cada um.

A NBA revelou ainda que há um recorde de 71 jogadores europeus nos plantéis de abertura, um grupo repleto de estrelas como Giannis Antetokounmpo (Grécia), Nikola Jokic (Sérvia), Luka Doncic (Eslovénia) e Victor Wembanyama (França). Neemias Queta é o único representante de Portugal.

Siga Neemias Queta e os seus jogadores favoritos com a nova funcionalidade do Flashscore